"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Até onde estamos dispostos a ir pela verdade?

Como fazer frente a um ditador - um livro que é também um apelo da Nobel da Paz Maria Ressa.

Maria Ressa não encaixa no conceito típico de super-herói: é uma mulher com menos de um metro e sessenta, usa uns óculos redondos e, na mão, traz uma caneta e um bloco. Mas é com esta aparente fragilidade que enfrenta ameaças à reputação, à liberdade e à própria vida. Dizer a verdade e lutar pelo jornalismo livre valeu-lhe o Prémio Nobel da Paz em 2021, mas também a possibilidade de passar o resto dos seus dias na cadeia.

Em Como fazer frente a um ditador  a jornalista filipina, que desmascarou Duterte e deu o mote para desvendar a Cambridge Analytica, relata a sua história pessoal e mostra como as opiniões, e até as intenções de votos, são manipuladas. Este livro é um grito de alerta pelo futuro coletivo da humanidade e chega às livrarias no dia 23 de fevereiro com o selo da Ideias de Ler.

No discurso do Nobel, Ressa lembrou que a última vez que um jornalista tinha ganhado o galardão fora, em 1935, o repórter alemão Carl von Ossietzky. Na ocasião, não conseguiu receber o prémio por estar a definhar num campo de concentração Nazi. No mesmo discurso, Ressa voltou a recordar esse período da história para traçar um paralelismo com o presente, afirmando que uma bomba atómica invisível tinha explodido no nosso ecossistema de informação, quando as plataformas tecnológicas ofereceram aos poderes geopolíticos uma forma de manipular cada indivíduo. Neste livro, a jornalista não só materializa estas alusões como deixa um apelo claro: "Há que ter a previdência e a coragem de imaginar, e criar, o mundo tal como deveria ser: mais compassivo, equitativo e sustentável, livre de tiranos e de fascistas".

Como fazer frente a um ditador é um livro para todos os que tomam a democracia por garantida, escrito por alguém que jamais o faria. 

  

SOBRE O LIVRO
Como fazer frente a um ditador

Maria Ressa, Prémio Nobel da Paz de 2021, dedicou a vida a lutar pela verdade, pela liberdade e pela sobrevivência da democracia. E, por isso, arrisca-se a passar o resto da vida na cadeia.
O seu trabalho jornalístico levou-a a desmontar a rede de desinformação criada pelo Presidente das Filipinas, que espalhou mentiras e ódio para garantir o poder e instaurar um regime sanguinário. Porém, as descobertas que fez revelaram também que a estratégia de Duterte foi a mesma que sustentou os principais movimentos de privação das liberdades democráticas, como o Brexit, a invasão russa da Ucrânia ou o ataque ao Capitólio em Washington. Por detrás de todos estão entidades aparentemente insuspeitas, como o Facebook e as poderosas instituições de Silicon Valley.
Como Fazer Frente a Um Ditador acompanha a vida e obra de Maria Ressa, para mostrar como as nossas opiniões e os nossos votos são manipulados, destruindo as liberdades individuais. E traz também um grito de alerta e um pedido urgente da autora: acordemos; aguentemos as pressões; lutemos pelo nosso futuro coletivo – antes que seja tarde de mais.

Ver primeiras páginas   

Título: Como fazer frente a um ditador
Autora: Maria Ressa
Páginas: 344
PVP: 18,85€   

SOBRE A AUTORA
Maria Ressa


É CEO, cofundadora e presidente do Rappler, o principal site noticioso das Filipinas, e foi galardoada com o Prémio Nobel da Paz de 2021. Cresceu nos EUA e estudou na Universidade de Princeton, antes de trabalhar como jornalista na Ásia, durante mais de 36 anos. Em 2021 venceu o Prémio Mundial de Liberdade de Imprensa da UNESCO e, para a revista TIME, foi Pessoa do Ano (2018), uma das 100 Pessoas Mais Influentes (2019) e uma das 100 Mulheres Mais Influentes do Século (2020). Entre os muitos prémios que recebeu estão o prestigiado Golden Pen of Freedom Award da World Association of News Publishers, o Knight International Journalism Award do International Center for Journalists, o Shorenstein Journalism Award da Universidade de Stanford e o Sergei Magnitsky Award para Melhor Jornalismo de Investigação. 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,931,780