"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Silentide apresenta "Self Note"

Silentide apresenta o disco de estreia “Self Note”. O trabalho sucede a três singles apresentados nos últimos meses, incluídos entre as nove faixas deste álbum.

Silentide é o projeto a solo de João Freitas, produtor musical portuense, que tem vindo a revelar desde dezembro uma obra que aos poucos desabrocha num disco único de sonoridades opostas, do acústico ao eletrónico, da música ambiente ao rock enérgico. Como o fechar de um ciclo, “Self Note” desvenda agora todas as facetas ao longo dos nove temas que o compõem.

Embora diverso e, muitas vezes, contraditório na abordagem, João Freitas demonstra como todos os conceitos de caos, ordem, incerteza, paz, conexão e individualidade são faces opostas da mesma moeda. O artista afirma que “Self Note” se “agarra muito à necessidade de termos pessoas à nossa volta para nos descobrirmos e estarmos em paz”, mas que essa descoberta requer também um trabalho individual: “este é um álbum que fui escrevendo nos últimos quatro ou cinco anos da minha vida, assente apenas em reflexões que fui tendo, sobre para onde queria ir e o que queria ser, quem queria ser e o que os outros achavam que era”, acrescenta. 

A dimensão social neste trabalho de estreia de Silentide não é apenas uma temática omnipresente, mas também uma condicionante para a composição desta obra. “Uma boa parte das músicas está associada a pessoas em específico”, explica. Durante o processo de escrita dos temas e das letras, João Freitas utilizou como mote criativo fotografias que obteve de amigos e família, “que levaram à música, ou a uma letra ou apenas a uma emoção”. 

“Self Note” já se encontra disponível nas várias plataformas de streaming, no YouTube e Bandcamp. 

SILENTIDE BIO
Silentide é o projeto a solo de João Freitas, músico e produtor natural do Porto. O artista começou o percurso musical na guitarra clássica aos 13 anos, mas apenas aos 21 decidiu abraçar a música como via profissional.

Após anos de experiência como guitarrista na banda Balter Youth (com um aclamado álbum de estreia em 2020), João Freitas embarcou no mundo da produção musical com uma licenciatura na ESMAE (Porto), culminando na abertura de um estúdio de gravação (Estúdio Cedofeita), onde gravou e produziu o álbum de estreia, a lançado em fevereiro de 2023.

Influenciado por artistas como Thom Yorke, Josin ou First Breath After Coma, a música de Silentide é uma combinação de guitarras e vocais Indie-Rock com sons e sampling da Eletrónica e do Ambience.

Spotify
Youtube
Agenda
Passeios e Visitas

Pernas Pr'Andar

Centro Ciência Viva do Lousal 29 Mar 2024  |  10h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,961,097