"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"Romanças sem Palavras": edição bilingue do clássico de Paul Verlaine reforça coleção "Livros Negros"

Depois de publicar Uma Temporada no Inferno, de Arthur Rimbaud, a Guerra e Paz recupera agora na mesma coleção, «Livros Negros», Romanças sem Palavras, de Paul Verlaine, também ele forjado sobre o grande escândalo literário dos anos 70 do século XIX, em França: a vertiginosa relação de Paul Verlaine com Arthur Rimbaud, marcada por fugas, entrega e abandono, ternura e violência, fidelidade e traição, e que influenciou profundamente a poesia dos dois génios.

Esta requintada oficina poética do percursor do simbolismo exibe uma concisão elíptica, despida de espavento intelectual. Romanças sem Palavras chega à rede livreira nacional, numa edição bilingue (português e francês) traduzida pelo poeta João Moita e inclui um texto de apresentação de Manuel S. Fonseca. 

Uma das maiores obras de Paul Verlaine, Romanças sem Palavras, nasceu do «romance de viver de dois homens» que Verlaine e Arthur Rimbaud incarnaram, para estupor e indignação de Paris, Londres e Bruxelas, e que gerou dois livros admiráveis. Se n’Uma Temporada no Inferno, de Rimbaud, a poesia atinge o zénite da ferocidade e da delicadeza, neste Romanças sem Palavras, Verlaine estabelece um exercício espiritual que busca o silêncio, bastando-se com a expressão mínima, como se tudo pudesse ser abreviado, a palavra, a sintaxe, talvez a vida.

E se Paul Verlaine era, segundo nos diz o editor Manuel S. Fonseca, na nota que contextualiza esta nova edição da Guerra e Paz, «o anti-Rimbaud», por nele não haver «um pingo angélico, o fugaz brilho da criança sublime que Rimbaud incarnava», essa tormentosa convulsão que foi a relação de ambos culminou na «rimbaudização de Verlaine e na verlainização de Rimbaud».

Um livro admirável, tal como esta tradução do poeta português João Moita, Romanças sem Palavras apresenta-nos um Verlaine fiel ao dever de inventar, ousando, ainda que de forma subtil, na expressão da homossexualidade. Um exemplo de experimentação e de inovação, mas também de lirismo corrigido pela ironia: a poesia de Verlaine acolhe aqui a influência da oralidade, da canção popular, mas também, na forma como insere notações da realidade e da paisagem, a influência da pintura impressionista.

Um clássico absoluto de um poeta maldito, expressão que o seu Les Poètes Maudits popularizou, Romanças sem Palavras junta-se agora a Uma Temporada no Inferno na coleção «Livros Negros», que soma qualidade literária a um pendor de controvérsia ou de escândalo, facto que, sublinha Manuel S. Fonseca, «é da mais certeira justiça poética». O livro estará disponível, quer na rede livreira nacional, quer no site da editora, a partir de dia 22 de fevereiro de 2023.  

Romanças sem Palavras
Paul Verlaine
Ficção / Poesia
116 páginas · 15x20,5 · 13 €
Guerra e Paz, Editores

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,918,766