"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Documentário "A Calçada Portuguesa conhece-te", de Mariana Arroja, novamente destacado em Festival Internacional

Videoclip que faz parte do documentário, selecionado para o Short Film Festival, em Cannes.

O videoclipe “Pedras da Calçada”, de Mariana Arroja, parte do documentário "A Calçada Portuguesa conhece-te", foi selecionado para o Cannes Short Film Festival. De notar que é a segunda vez que este projecto é reconhecido internacionalmente, depois de ter ganho o prémio "Bronze" em dezembro passado, em Los Angeles

Como parte dos trabalhos de candidatura da Calçada Portuguesa a Património imaterial da humanidade da Unesco, Mariana Arroja idealizou e produziu o documentário “A Calçada Portuguesa Conhece-te”, do qual faz parte o videoclipe “Pedras da Calçada”. Com a realização de André Badalo, está desde o final do ano passado a rodar no circuito de festivais internacionais. O Filme venceu o prémio Bronze Award para melhor documentário no Festival Independent Shorts Awards em Los Angeles e o videoclipe, protagonizado pelo popular actor Rui Santos, é agora nomeado em Cannes. 

Surgido em 2022 como suporte e inspiração a um novo tema da cantora ("Pedras da Calçada"), o assunto da "Calçada Portuguesa" levou Mariana até Fanhões, considerada a capital portuguesa dos calceteiros. No seu trajeto, Mariana conheceu pessoas como o Sr. José Fernando Cardoso, mestre calceteiro há mais de cinquenta anos. Ali percebeu que embora a Calçada Portuguesa seja Património Cultural Imaterial no nosso país, poucos restam que queiram levar avante esta arte centenária. Uma história que ela precisava não só de cantar, mas de contar. 

O videoclipe e documentário servem assim de ante-visão do tema "Pedras da Calçada" com lançamento previsto para Maio, em parceria com a "Associação Calçada Portuguesa", como parte do trabalho para a candidatura da calçada a património mundial da UNESCO. 

"The Portuguese Calçada knows you", como é conhecido internacionalmente, é um projecto que vem continuando a dar o que falar de Portugal ao mundo, e especialmente com um tópico tão nosso e a necessitar de atenção urgente. 

O Cannes Short Film Festival tem uma edição online que vai decorrer de 20 a 25 de fevereiro e os bilhetes estão disponíveis para quem quiser assistir e apoiar os vários registos a concurso. Bilheteira online 

Sobre Mariana Arroja


Cientista, cantora, compositora, produtora e roteirista - Mariana Arroja é uma das artistas mais versáteis no panorama nacional atual. Apaixonada pela cultura portuguesa, Mariana começou a cantar Fado no Reino Unido onde viveu e estudou. Colaborou com músicos Jazz de renome como Mário Caribé e Kevin MacKenzie, professores no Royal Conservatoire of Scotland. Em 2020, devido à pandemia, regressou a Portugal onde continuou os seus projectos musicais e audiovisuais.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,160,156