"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Programa Porto Shuttle dá bolsas até 7.500 euros para artistas do Porto se internacionalizarem

O programa da Câmara Municipal do Porto Shuttle vai atribuir bolsas de estímulo à internacionalização para artistas do concelho a partir de segunda-feira, com valores entre os 1.000 e os 7.500 euros, divulgou hoje o município.

De acordo com um comunicado da autarquia, "as candidaturas ao programa municipal de estímulo à internacionalização da prática artística contemporânea do Porto abrem na próxima segunda-feira, 20 de fevereiro", estando abertas "em permanência até outubro".

"O Shuttle irá atribuir bolsas entre 1.000 e 7.500 euros, dispondo de um orçamento total de 100 mil euros (mais 25 mil euros em relação aos últimos dois anos)", refere o comunicado da autarquia presidida pelo independente Rui Moreira.

A finalidade do programa é, segundo a câmara, "financiar despesas logísticas e de produção conexas à promoção internacional de projetos de artistas, autores e agentes culturais, criados ou desenvolvidos por entidades sediadas no Porto".

"O programa admitirá projetos que prevejam a sua realização até 30 de junho de 2024" que se inscrevam numa de quatro áreas: "artes visuais e curadoria, artes performativas, performance e composição musical, tradução e criação literária e ensaística".

À semelhança do que aconteceu com o programa Criatório, "esta é a primeira edição em que os apoios serão atribuídos através da Ágora - Cultura e Desporto do Porto", a empresa municipal do setor, estando "previstas três reuniões de avaliação para atribuição dos apoios – março, junho e outubro –, contando cada uma com um orçamento entre 25 e 35 mil euros".

"As candidaturas submetidas até 15 de março serão avaliadas na primeira reunião de avaliação pelo júri, que este ano é composto por Catarina Braga (artista interdisciplinar), Joaquim Moreno (arquiteto, curador e docente na Faculdade de Arquitetura do Porto) e Sofia Gonçalves (designer, fundadora da editora Dois Dias e docente na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa)", refere a Câmara Municipal do Porto.

A autarquia remete mais informações acerca do programa para a página da plataforma Pláka, na qual “estarão disponíveis o regulamento e o novo formulário necessário ao processo de candidatura, a partir de segunda-feira, 20 de fevereiro".


Fonte: Lusa | 17 de fevereiro de 2023

Agenda
Cinema e Vídeo

Mal viver

Casino Espinho 6 Dez 2023  |  21h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA CASINHA"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites para a antestreia do filme "A MINHA CASINHA", vencedor do Prémio do Público no Festival de Austin e que apaixonou os críticos americanos pelo retrato tão humano e pela forma natural como levou tradições, sons e paisagens portuguesas além-fronteiras. 

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "O PARAÍSO DOS TONTOS"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do filme "O Paraíso dos Tontos", a mais recente comédia satírica realizada e protagonizada por Charlie Day, com a participação de Ken Jeog, Kate Beckinsale, Adrien Brody, Ray Liotta, Jason Bateman e John Markovich.

Visitas
85,873,678