"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Realismo mágico e sátira social num romance de estreia premiado

A Porto Editora revela Os segredos de Juvenal Papisco, o romance de estreia de Bruno Paixão que venceu a II edição do Prémio Literário Luís Miguel Rocha. 

Escrita num local inusitado, uma carruagem de comboio estacionada numa quinta nos arredores de Coimbra, esta é uma obra fortemente influenciada pelo realismo mágico sul-americano e que procura fazer uma crítica social da contemporaneidade.

Centrado na personagem de Juvenal Papisco, um padre a quem o hábito nem sempre assenta bem – sendo tão capaz de gestos de bondade e elevado sentido de justiça como de maldade ou cinismo –, este romance recheado de ironia decorre num tempo indefinido e local imaginado, Orão, onde as tramas, os pequenos poderes, os vícios, as superstições ou a força dos mexericos poderão recordar ao leitor a sua rua, a sua vila, a sua cidade ou até o seu país.

Aquando da entrega do Prémio Literário Luís Miguel Rocha, o júri fez um rasgado elogio assinado por Vergílio Alberto Vieira: «Este primeiro romance de um escritor de consolidados recursos literários e que excede expectativas no panorama das Letras Portuguesas deste início de século. Romance emergente, no mais autêntico sentido da palavra, Os segredos de Juvenal Papisco, de Bruno Paixão, abre, em toda a linha, um capítulo de excelência no quadro da literatura contemporânea». Elogio antecipadamente aceite por Juvenal Papisco, mas não sem fazer uso da sua fina ironia «seria uma tremenda falta de educação falar mal de alguém à sua frente».

SOBRE O LIVRO
O segredos de Juvenal Papisco
Orão é um lugar de sangue quente, cheio de superstições, habitado por personagens memoráveis como a benzedeira Xêpa Alma, o corrupto alcaide Heitor Raimundo ou o diligente boticário Zaqueu Soeiro. Destaca-se, entre eles, Juvenal Papisco, um padre de temperamento espontâneo e cru que sucumbe sem pudor aos prazeres e às imperfeições e que não suporta as injustiças que se perpetuam em Orão, avivadas pelo predomínio dos senhores de sempre.

Quando o jornal clandestino A Trama acusa Ismael Macho de andar metido com a mulher de outro, todos temem uma desgraça, e Ismael acaba mesmo por morrer durante a procissão da Virgem Santíssima, em circunstâncias estranhas. Todos as suspeitas recaem sobre o marido enganado, mas este nem à força de porrada admite a autoria do crime, para desespero do coronel Moniz.

Os segredos de Juvenal Papisco é um romance de estreia memorável, que com uma fina ironia e um apurado sentido caricatural se apresenta como uma metáfora social, expondo a traição, a urdidura política, as fraquezas da justiça, o espaço conjugal como campo de sonhos e de utopias e as mezinhas respondendo ao que a medicina não pode.

Ver primeiras páginas 

Título: Os segredos de Juvenal Papisco
Autor: Bruno Paixão
PVP: 16,65€
Páginas: 272 

SOBRE O AUTOR
Bruno Paixão

Nasceu em Coimbra, em novembro de 1975. Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de Coimbra, é professor do Ensino Superior e investigador. Foi jornalista, é cronista regular na imprensa e autor dos livros de crónicas Prime Time is my Time (2017), e Fake Time is not my Time (2021), para além de outros de âmbito académico.

Foi jornalista de imprensa, membro da direção da Associação Portuguesa Para o Estudo da Propriedade Intelectual e fundador da publicação universitária de defesa dos Direitos Humanos Enviado Especial. Presidiu à Comissão Executiva do Congresso “Pensar Portugal”.

Os segredos de Juvenal Papisco, obra vencedora do Prémio Literário Luís Miguel Rocha 2019, é o seu romance de estreia. 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,173,832