"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

As Romarias quaresmais em São Miguel estão de regresso

As romarias quaresmais de São Miguel, nos Açores, voltam a sair este ano, mas o Movimento de Romeiros admite que surjam dificuldades em "algumas localidades" no acolhimento em casas particulares, na retoma à normalidade na sequência da pandemia.

Rancho de Romeiros da Matriz de São Miguel Arcanjo de Vila Franca do Campo © Associação Movimento de Romeiros de S. Miguel

“Alguns ranchos estão a ter dificuldade, outros já têm o plano praticamente concluído. Já apelamos e fizemos um trabalho prévio, quando reunimos, em novembro de 2022, especificamente para tratar deste assunto. As pessoas já estão sensibilizadas para acolher romeiros. Mesmo assim, estão a ser preparadas outras alternativas”, afirmou hoje o presidente do Movimento de Romeiros de São Miguel, João Carlos Leite, em declarações à agência Lusa.

Os romeiros de São Miguel vão percorrer as estradas de São Miguel entre 25 de fevereiro a 06 de abril, Trajando um xaile, lenço, bordão e terço, os romeiros de São Miguel fazem um percurso de oração, fé e reflexão, entoando cânticos e rezando.

Os ranchos são organizados e devem cumprir um percurso sempre com mar pela esquerda, passando pelo maior número possível de igrejas e ermidas de S. Miguel.

As tradicionais romarias quaresmais são uma das principais manifestações de religiosidade popular da ilha e nos ranchos só podem participar homens, mas surgiram, entretanto, romarias de mulheres.

Durante o período em que estão na estrada, os romeiros dormem em casas particulares ou em salões paroquiais, devendo iniciar a caminhada antes do amanhecer e entrar nas localidades logo a seguir ao pôr-do-sol.

Devido à pandemia, a última vez que os romeiros saíram em romaria foi na Quaresma de 2020, mas apenas os primeiros ranchos, devido às restrições entretanto impostas pela covid-19.

O presidente do Movimento de Romeiros de São Miguel sublinhou que se trata de "um recomeço".

"Também o recomeçar da nossa vida normal não foi fácil, isto é transversal a todas as atividades”, assinalou João Carlos Leite.

Este ano, percorrem as estradas da ilha 55 grupos de romeiros, dos quais dois oriundos de Toronto, no Canadá.

Os primeiros ranchos vão sair para a estrada no fim de semana a seguir à Quarta-feira de Cinzas, este ano a 25 de fevereiro, e os últimos vão regressar às suas localidades na Quinta-feira Santa, 06 de abril.

A caminhada de cada rancho dura uma semana.

A média de elementos de cada grupo vai variar "entre os 45 e 50 homens", em cada rancho, segundo indicou João Carlos Leite.

“Existem pessoas que estão ansiosas por começar a acolher os romeiros. Há quem não tenha disponibilidade de espaço e faça um esforço grande”, sublinhou o responsável.

O responsável vincou que é parte integrante da "Quaresma, da cultura, da identidade, inclusivamente do cristianismo, acolher um peregrino".

"Há pessoas que, durante o tempo de pandemia, o que me diziam é que a minha Quaresma nunca mais foi igual, porque já não acolho romeiros", contou.

Ainda assim, assinalou que a pandemia motivou "muitos receios nas pessoas" e poderão não existir tantas casas particulares disponíveis para a pernoita dos romeiros.

"Infelizmente a pandemia ainda existe e algumas pessoas têm receio. Na eventualidade de surgirem dificuldades em algumas localidades, é preciso criar planos B em termos de acolhimento dos romeiros e a necessidade de os responsáveis locais conseguirem um espaço para a pernoita", referiu.

O responsável salientou à Lusa que será "uma Quaresma muito semelhante aquela que decorreu antes da pandemia".

O presidente do Movimento de Romeiros de São Miguel, João Carlos Leite, explicou que as romarias de São Miguel completaram "em 2022 meio milénio", destacando que existem "romeiros que já fizeram mais de 60 romarias".

Tendo em conta a importância desta tradição, o Governo regional já determinou, em janeiro, que ficam dispensados de serviço os trabalhadores da Administração Pública Regional dos Açores que participem nas romarias, que se realizem nas ilhas Graciosa, São Miguel e Terceira, durante o período da Quaresma, sem prejuízo de quaisquer diretos e regalias, desde que fique assegurado o normal funcionamento dos serviços a que pertençam.


Fonte: Lusa | 16 de fevereiro de 2023

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,192,278