"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Transpor o verso livre a outra dimensão

Assírio & Alvim expande coleção Obras de Ruy Belo com a publicação de Toda a Terra. Edição assinala o 90.º aniversário de nascimento do autor.

Toda a Terra pode ser lido como uma síntese magistral do percurso de Ruy Belo na poesia portuguesa: aqui, estão manifestos os seus motivos recorrentes – o sentimento de exílio, o mar, a experiência religiosa – impressos em poemas longos, de grande fôlego, que percorrem uma biografia entre as geografias que organizam tematicamente o livro: «Areias de Portugal» e «Terras de Espanha». Nas palavras de Luís Adriano Carlos, prefaciador deste título: «A meu ver, a característica fundamental do poeta, impressiva no presente livro, é a sua capacidade de dominar a arte e a voz da poesia através de um verso de arte maior, exponencial e magistral, o verso livre que em Portugal atingira o seu auge com Álvaro de Campos e que ele sem dúvida transpõe para outra dimensão.» Dado à estampa em 1976, Toda a Terra é o oitavo dos nove livros de poemas que Ruy Belo publicou em cerca de década e meia, com início em 1961, quando o poeta tinha 28 anos de idade. Trata-se do 13.º título da coleção da Assírio & Alvim que lhe é exclusivamente dedicada. Edição assinala o 90.º aniversário de nascimento do autor, a 27 de fevereiro.

O livro já se encontra em pré-venda e estará disponível nas livrarias a 23 de fevereiro de 2023.

«A força e a energia do verso enquanto voz emotiva de um sujeito que é a materialização de uma historicidade constitui a faceta estética da poesia. Isto significa que a linguagem ganha uma extrema sensibilidade que muitas vezes nos comove, em virtude de a poesia ser o modo como a linguagem aborda os grandes problemas da existência. Ruy Belo distingue-se com esplendor nesse ângulo superior da criação poética, em virtude de a sua linguagem ser surpreendente mesmo quando já nos é familiar.»

[do Prefácio de Luís Adriano Carlos]

SOBRE O LIVRO

Título: Toda a Terra
Autor: Ruy Belo
Prefácio: Luís Adriano Carlos
N.º de Páginas: 240
PVP: 16,65 €
Coleção: Obras de Ruy Belo

Ver primeiras páginas 


SOBRE O AUTOR
Ruy Belo

Nasceu em Rio Maior a 27 de fevereiro de 1933. Licenciou-se em Filologia Românica e Direito pela Universidade de Lisboa, mais tarde doutorando-se em Direito Canónico pela Universidade de S. Tomás de Aquino, em Roma. Lecionou no ensino secundário e foi leitor de português na Universidade de Madrid. Abarcando a crítica irónica da realidade social e a denúncia das diversas problemáticas que equacionam o ser humano, desde a sua vivência espiritual e religiosa até ao envolvimento concreto e existencial, a sua poesia é um dos maiores marcos na literatura portuguesa. Destacam-se os livros Aquele Grande Rio Eufrates (1961), País Possível (1973) ou Toda a Terra (1976). Morreu precocemente, vítima de um edema pulmonar, a 8 de agosto de 1978.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,798,213