"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

“As Artes da Arte” mostra às crianças de Santarém legado de Braamcamp Freire

A Casa do Brasil/Casa Pedro Álvares Cabral, em Santarém, vai acolher, a partir de sexta-feira e até ao final de agosto, o projeto “As Artes da Arte”, em torno da exposição “Braamcamp Freire, o génio poliédrico”.

Em comunicado, a Câmara de Santarém refere que o projeto proporcionará oficinas pedagógicas para crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo, a partir da exposição que celebra o centenário da morte do investigador, genealogista, político e bibliófilo.

O município lembra que, devido às suas relações familiares com Santarém, Braamcamp Freire legou à cidade “uma valiosa biblioteca, de cerca de 11.000 volumes”, deixando, ainda, a sua casa, que hoje é a Biblioteca Municipal, por decisão testamentária.

A partir do seu legado e das suas múltiplas facetas, o projeto levará as crianças num percurso que começa na Sala do Colecionador, onde se podem familiarizar com vários tipos de arte - mobiliário, cerâmica, escultura em vários materiais e pintura, com destaque para a de Josefa de Óbidos, “Uma fuga”, a partir da qual será feita a ligação, através de uma história infantil, para a fuga das guerras.

Segue-se a Sala do Político, onde será lida a narrativa infantil “A eleição dos bichos”, onde os participantes poderão participar ativamente, exercendo o direito do voto e escolher quem melhor representa os animais.

“Sendo Braamcamp Freire o primeiro historiador português na área da heráldica, as crianças vão também deliciar-se com as ilustrações e diversidade de brasões e posteriormente criar o seu próprio brasão”, lê-se na nota.

Finalmente, na Sala dos Livros Gigantes, as crianças irão, a partir das zincogravuras (impressão de ilustrações através de gravuras em zinco), experienciar esta técnica e fazer impressão e ‘frottage’, acrescenta o município.


Fonte: Lusa | 22 de fevereiro de 2023
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,158,928