"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Em busca da iluminação do espírito

Dando continuidade à tetralogia «Mar da Fertilidade», Livros do Brasil publica O Templo da Alvorada, o terceiro volume desta obra de fôlego de Yukio Mishima.

Terceiro volume da magistral tetralogia de Yukio Mishima, «Mar da Fertilidade», O Templo da Alvorada tem como pano de fundo um Japão em plena Segunda Guerra Mundial e por fim subjugado à dominação americana. Tal como para a escrita dos restantes livros desta hercúlea narrativa, o autor terá viajado para vários destinos, com destaque para Wat Arun em Banguecoque, na Tailândia. E é precisamente neste país que o protagonista do livro, Honda, inicia a sua própria aventura, que o levará igualmente à Índia.

O livro já se encontra em pré-venda e estará disponível nas livrarias a 9 de março de 2023.

Neste romance, o enfoque não está, como nos seus antecessores, nos valores tradicionais do Japão dos samurais, mas o tom nostálgico mantém-se. Eis o regresso obcecado de um homem a uma história de amizade e de amor do seu próprio passado, que atravessa tempos, países e corpos. A reencarnação e a espiritualidade, com o cruzamento entre as filosofias budista e hinduísta, são as grandes questões teorizadas nesta obra.

SOBRE O LIVRO

O Templo da Alvorada
No início dos anos quarenta, Shigekuni Honda, agora um reputado advogado, viaja do Japão para a Tailândia com o objetivo de resolver uma disputa legal. Na sua juventude, convivera em Tóquio com dois príncipes tailandeses, que gostaria de reencontrar, mas acaba por ser com outro elemento daquela Casa Real que lhe é concedida uma audiência: uma princesa de sete anos que todos consideram louca. A impressão que ela causa em Honda é inescapável: será possível que o seu amigo Kiyoaki Matsugae tenha voltado a reencarnar? Numa busca apaixonada pela iluminação do espírito e procurando a todo o custo confirmar esta crença, à medida que a menina se torna uma bela mulher, Honda leva a sua obsessão a níveis extremos.

Ver primeiras páginas  

Título: O Templo da Alvorada
Autor: Yukio Mishima
Tradução: Tânia Ganho
Páginas: 344
PVP: 18,85€  

SOBRE O AUTOR

Yukio Mishima
Novelista e dramaturgo, pseudónimo de Kimitake Hiraoka, nasceu em Tóquio em 1925 e suicidou-se de forma mediática, praticando o ritual japonês seppuku, a 25 de novembro de 1970, manifestando assim a sua discordância perante o abandono das tradições japonesas e a aceitação acrítica de modelos consumistas ocidentais. O idealismo que enforma a sua obra e conduzirá a sua vida está enraizado no tradicionalismo militar e espiritual dos samurais, e a sua conceção da arte liga-se a um elevado culto da alma e do corpo. Mishima é um dos mais conhecidos escritores japoneses, várias vezes apontado como candidato ao Prémio Nobel da Literatura e autor de obras inesquecíveis como Confissões de Uma Máscara (1948), O Templo Dourado (1956) ou O Marinheiro Que Perdeu as Graças do Mar (1963). 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,937,536