"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Tiago Guedes regressa a Alcanena para assinalar 20 anos da Materiais Diversos

O coreógrafo e programador Tiago Guedes, atual diretor da La Maison de la Danse (Lyon, França), regressa a Alcanena, com dois espetáculos que assinalam a passagem dos 20 anos da criação da associação Materiais Diversos, que fundou em 2003.

Foto: Correio do Ribatejo

A Materiais Diversos, que tem atualmente Elisabete Paiva como diretora artística, afirmou que a data será assinalada sábado com a reposição do espetáculo “Materiais Diversos” (2003), de Tiago Guedes, agendada para as 21:30 no Cineteatro São Pedro, em Alcanena, no distrito de Santarém, antecedida de uma conversa.

Esta conversa, marcada para as 17:00, no mesmo espaço, juntará Tiago Guedes com o coreógrafo João Fiadeiro e a antiga presidente do Coliseu do Porto Mónica Guerreiro, marcando “o início de um processo de pesquisa e desenvolvimento de uma edição que a Materiais Diversos pretende publicar em 2024”, afirma a associação.

Tiago Guedes, que fundou a Materiais Diversos, em 2003, e o Festival Materiais Diversos, que nasceu em 2009 na sua vila natal, Minde (Alcanena), apresentou, no Cineteatro São Pedro, a reposição de “Matrioska”, um espetáculo criado em 2007, para as escolas.

O espetáculo “Matrioska”, interpretado por Pietro Romani e Francesca Bertozzi, com direção e coreografia de Tiago Guedes, “parte da ideia de que existem muitas camadas sobrepostas nas coisas” que se veem.

“A nossa ‘matrioska’, em vez de ser uma grande boneca com outras similares lá dentro (tal como a famosa boneca russa), é uma espécie de lugar que, devido ao seu dispositivo, permite trabalhar dentro, fora, atrás, à frente, escondido e à vista, fazendo com que diferentes camadas da realidade se descubram umas às outras numa espécie de caleidoscópio de imagens e situações”, num “descobrir constante e intrigante” que o espetáculo quer “passar às crianças”, afirma a sinopse.

Sobre “Materiais Diversos”, Tiago Guedes afirmou que, ao tentar afastar-se “cada vez mais de um espetáculo coreográfico, continuando o [seu] trabalho à volta dos materiais plásticos e da relação intérprete/função, uma inesperada aproximação à coreografia se revelou...”

“De que forma e de onde se pode ainda extrair coreografia? Como é que, a partir de uma partitura à volta dos materiais, se pode reinventar essa mesma partitura e transformá-la em algo tão abstrato quanto possível? Como é que estes Materiais Diversos (plásticos e coreográficos) se influenciam, se interligam e estabelecem relações entre si?”, questionou.

Com conceção e coreografia de Tiago Guedes, a interpretação é de David Marques.

Na conversa que antecederá o espetáculo serão abordadas questões como “a importância das estruturas de autor na circulação, o valor da produção e comunicação nas estruturas de produção e circulação, o papel da programação, os limites e as forças das redes internacionais”.

“A economia da circulação na economia da dança, a dificuldade em circular e a tensão da dança contemporânea com os públicos, a importância da internacionalização, a relação entre produção, circulação e sustentabilidade” serão outros temas para a conversa.

A noite terminará com o DJ ‘set’ Mais do Mesmo.

A associação salienta o trabalho contínuo que tem desenvolvido “no apoio à criação e circulação de obras, a nível nacional e internacional”, sendo os seus 20 anos de existência pretexto para “conjugar olhares sobre um percurso e também procurar uma abordagem reflexiva e criativa ao desenvolvimento da circulação da dança em Portugal”.

A Materiais Diversos é um projeto financiado pelo Ministério da Cultura e tem o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do Programa de apoio para Novos Encenadores, RE.AL, Atelier RE.AL.


Fonte: Lusa | 2 de março de 2023

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,156,747