"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Uma promessa nunca se quebra

Porto Editora publica Até ao Fim da Terra, o novo romance histórico de João Pedro Marques. Uma viagem pela Europa do início do século XIX, devastada pela ambição imperialista de Napoleão Bonaparte.

Regresso de João Pedro Marques ao romance histórico – género no qual o autor se distinguiu graças a obras como Os Dias da Febre e Uma Fazenda em África –, Até ao Fim da Terra tem como pano de fundo o terror das Invasões Francesas. Além de uma viagem através dessa época convulsiva, o livro é também uma história de abnegado amor, de compromisso de honra e de remissão de uma culpa. Uma aventura que combina personagens históricas e fictícias, todas elas cativantes. «Nem que seja preciso ir ao fim da terra, nós nunca te esqueceremos e iremos sempre buscar-te. É uma promessa.» Partamos também nós na demanda que serve de mote a estas páginas, recuando a um tempo em que o carácter de um homem era o seu tesouro mais precioso.

O livro já se encontra em pré-venda e estará disponível nas livrarias a 9 de março de 2023. 

Conheça o livro nas palavras do próprio autor: 

  

SOBRE O LIVRO

Até ao Fim da Terra
Até ao Fim da Terra começa em Setembro de 1810, na época em que o exército de Massena invade Portugal e se aproxima da serra do Buçaco. Enquanto as tropas francesas ocupam e saqueiam Coimbra, as forças luso-britânicas de Wellington recuam estrategicamente para as Linhas de Torres Vedras, acompanhadas por milhares de civis que fogem da guerra. É nesse contexto de retirada, durante a viagem para sul, que o capitão de cavalaria Bento Calheiros trava conhecimento, por puro acaso, com Maria Constança Barreto, e que, adiante, lhe fará uma promessa solene. Irá o capitão português conseguir cumprir o prometido? Para o saber, o leitor terá de acompanhar Bento Calheiros numa demanda que o fará encontrar-se com o tenente Laforêt, dos hussardos franceses, com Florencia, a espanhola que todos conhecem como rainha das cantineiras, e cruzar o seu caminho com os do Marquês de Alorna e de outros personagens que povoaram esse tempo e esse mundo.

Ver primeiras páginas   

Título: João Pedro Marques
Autor: Até ao Fim da Terra
Páginas: 256
PVP: 17,75€  

SOBRE O AUTOR

João Pedro Marques
Nasceu em Lisboa, em 1949. Foi professor do ensino secundário e, depois, durante mais de duas décadas, investigador do Instituto de Investigação Científica Tropical e Presidente do Conselho Científico desse Instituto, em 2007-2008. Doutorado em História pela Universidade Nova de Lisboa, onde leccionou durante a década de 1990, é autor de dezenas de artigos sobre temas de história colonial, e de vários livros, dois dos quais publicados em Nova Iorque e Oxford (The Sounds of Silence, 2006; e, em coautoria, Who Abolished Slavery? A debate with João Pedro Marques, 2010).Em 2010 a Porto Editora publicou o seu primeiro romance, Os Dias da Febre, ao qual se seguiram, em 2012, Uma Fazenda em África (que, com várias edições, constituiu um dos grandes sucessos do ano), em 2014, O Estranho Caso de Sebastião Moncada, em 2015, Do Outro Lado do Mar, em 2017, Vento de Espanha, em 2019, A Aluna Americana, e, em 2021, O Prazer de Guiar.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,857,207