"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Sede da Academia Nacional de Belas Artes reabre hoje após obras de conservação

A sessão de reabertura ao público da sede da Academia Nacional de Belas Artes, em Lisboa, após obras de recuperação dos seus espaços, realiza-se hoje, às 16:00, com uma exposição de desenhos inéditos dos séculos XVII a XX.

As obras de conservação e restauro iniciadas há três anos na Academia, instalada no antigo convento de São Francisco, em Lisboa, foram efetuadas com verbas atribuídas pelo Fundo de Reabilitação e Conservação Patrimonial, indica a instituição.

A Academia, que possui espaços para os seus serviços administrativos e um Salão Nobre, dá acesso público à Galeria de Exposições e à Biblioteca Histórica para consulta de investigadores e estudantes.

Na galeria será apresentada uma exposição de desenhos inéditos - intitulada “Belas Artes da Academia. A Coleção de Desenhos” - de autores de renome dos séculos XVII a XX, como Mateus do Couto, João Nunes Tinoco, Giovanni Bibiena, Machado de Castro, Francisco Fabri, Santa Rita, Almada Negreiros e Álvaro Siza, e ficará patente até 19 de maio.

A biblioteca da Academia Nacional de Belas Artes foi iniciada em 1837, e é constituída por mais de 50.000 volumes datados de 1493 aos dias de hoje, sendo especializada em tratadística, história e crítica de arte, e inclui álbuns de gravura e fotografia antiga.

Criada em 25 de outubro de 1836, por decreto da rainha Maria II, a Academia Nacional de Belas-Artes é uma instituição de utilidade pública, tutelada pelo Ministério da Cultura No espaço do extinto convento de São Francisco da Cidade, e partilhando estruturas de base construídas para o convento, que remonta ao ano de 1217, encontram-se atualmente, entre outras instituições, o Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado e a Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.

A secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro, irá presidir a sessão solene de reabertura, onde estarão também presentes a presidente da Academia, Natália Correia Guedes, o vice-presidente, Victor Serrão, o presidente da Faculdade de Belas Artes, Fernando António Batista Pereira, e o professor Rui Vieira Nery.


Fonte: Lusa | 7 de março de 2023

Agenda
Passeios e Visitas

Itinerarium

Praça Municipal 24 Fev 2024  |  10h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "NO WAY UP - SEM SAÍDA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia de um inquietante thriller, NO WAY UP - SEM SAÍDA, sobre luta pela sobrevivência depois da queda de um avião no Oceano Pacífico. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Visitas
88,467,813