"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Caminho dos Monges CULTURA I PATRIMÓNIO I NATUREZA I GASTRONOMIA

Resultado da união de esforços entre o Municípios de Lamego e Tarouca para promoção e valorização do seu território está a nascer o projeto Caminho dos Monges - o primeiro percurso pedestre de Grande Rota associado diretamente a núcleos arquitetónicos da Ordem Monástica de Cister, situado nas regiões Vinhateiras do Távora-Varosa e do Douro, abrangendo os Municípios de Tarouca e Lamego.

Trata-se de um projeto Intermunicipal de Ecoturismo Cultural que reúne um vasto legado da ordem cisterciense no Vale Varosa, agregando património histórico e cultural de características únicas, associado a uma paisagem natural diversificada e preservada.

Estão, por isso, criadas as condições para a afirmação e promoção de um território singular, capaz de captar turistas e visitantes, bem como promover atividades que resultem em mais valias económicas para a região, assumindo, em simultâneo, a missão de dar a conhecer o legado da presença dos monges cistercienses na sua plenitude, contribuindo para a sua preservação e salvaguarda.

“O percurso está todo identificado e já é possível de realizar. É um caminho que tem 27 pontos de interesse, só de património edificado, mas tem também a fauna, a flora, os parques ribeirinhos e a possibilidades de degustar as melhores iguarias do território. Destacamos os deliciosos espumantes do Vale do Varosa, de Tarouca e Lamego, os vinhos do Porto e os vinhos de mesa do Douro, que todos reconhecem de grande qualidade”, sublinha José Damião, vice-presidente da Câmara Municipal de Tarouca.

O caminho dos Monges é um produto turístico integrado, pretende fixar os turistas no território e desenvolver a economia local que conta com mais de 300 camas e dezenas de restaurantes.

“É um caminho que nos distingue, podemos ter um conjunto de experiências ao longo do caminho que não é para se fazer a correr sem se apreciar. Isto é um caminho para se sentir, temos de entrar com um espírito de calma e algum prazer e, acima de tudo, para se fazer com a sensação de que estamos noutros tempos, a viver séculos atrás”, adianta José Damião.

Com este projeto nasce um novo CONCEITO, uma nova MARCA e um CORREDOR VERDE que irá conduzir quem nos visita por experiências únicas onde se conjugam Cultura, Património, Natureza e Gastronomia. Um investimento de 350 mil euros, financiado a 65% pelo Turismo de Portugal, através da Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior. A restante verba é suportada pelas duas autarquias envolvidas.

Este projeto debruça-se na criação de uma oferta verdadeiramente diferenciadora para o território, assente no saber secular dos monges e nos seus usos e tradições, dotando-o de melhores condições de fruição turística, posicionando-o como uma alternativa efetiva aos caminhos portugueses existentes e assegurando uma experiência turística de qualidade e distinta. De realçar que O CAMINHO DOS MONGES é um projeto supramunicipal, com uma extensão total aproximada de 42 km, cabendo ao Município de Lamego cerca de 19 Km e ao Município de Tarouca cerca de 23 km de percurso.

O CAMINHO DOS MONGES tem como missão a reabilitação de uma referência patrimonial da região assim como a promoção e afirmação do Douro enquanto destino ativo, dinâmico, cultural, patrimonial e de natureza.

Destacamos os principais pontos fortes que sustentam este projeto:

O Douro, as suas margens e envolvência;
Território de baixa densidade;
Boas infraestruturas de saúde;
Produto saudável e diferenciado;
Agregação num só produto do turismo de cultura e de património, de natureza e aventura;
Território muito rico em termos enogastronómicos;
Alto Douro Vinhateiro – Património Mundial da Unesco;
Excelentes vias de comunicação.

Agenda
Exposições

Reparar/Repair

Hangar - Centro de Investigação Artística 28 Mar a 11 Mai 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,902,778