"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Ana Paula Tavares regressa com "O Sangue da Buganvília"

Cada um dos textos do livro traz a força da metáfora da árvore a que se refere o título: «forte na sua estrutura retorcida, de metal, e [que] resiste, podendo mesmo transformar-se em tecido fino aéreo se a isso o tempo a obrigar».

Assim, o fino tecido aéreo da poesia e a sabedoria dos provérbios tradicionais angolanos recobre, sem ocultar ou edulcorar, por exemplo, os acontecimentos, em um difícil, mas bem conseguido equilíbrio entre cotidiano e a subjetividade poética. Vários são os momentos em que somos convidados a lançar um outro olhar sobre a realidade, como por exemplo em «Viver nas cidades» em que o flagrar dos sobreviventes das guerras e fomes angolanas, faz-nos alargar a visão, pois nos levam a fugitivos de outras geografias e tempos: «sobreviver transformou-se na exclusiva hipótese diária de subsistir, animais-humanos de presentes envenenados e dias de descidas aos infernos».

O Sangue da Buganvília na opinião de Tania Macêdo

Sobre a autora
Ana Paula Tavares nasceu na Huíla, Sul de Angola, m 1952. É historiadora, com doutoramento em Antropologia da História pela Universidade Nova de Lisboa, tendo obtido o grau de Mestre em Literaturas Brasileiras e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa pela Universidade de Lisboa.

Coordena o grupo de investigação de Culturas e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias e colabora com o Arquivo Histórico Nacional de Angola.

Lecionou na Universidade Católica Portuguesa e é Professora Convidada na Universidade Agostinho Neto, sendo frequentemente convidada para participar em simpósios e congressos nacionais e internacionais. É colaboradora da RDP África.

Ana Paula Tavares é sobretudo conhecida como poeta, sendo uma das vozes mais destacadas e mais apreciadas de Angola. Tem também publicados vários estudos sobre a História e a Literatura de Angola e está presente em diversas antologias poetícas em Portugal, Brasil, França, Itália, Alemanha, Espanha e Suécia. É também júri do Prémio LeYa.

Ficha do Livro
Título: O Sangue da Buganvília
Nº págs: 248
ISBN: 9789722131995
PVP C/ IVA: 16,90€
LeYa | Editorial Caminho 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "ÉPOCA DE CAÇA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia da hilariante comédia francesa, "ÉPOCA DE CAÇA", sobre um casal que se muda para o campo e descobre que os vizinhos usam o jardim como campo de caça, desencadeando uma guerra entre vizinhos!

Visitas
93,134,646