"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Festivais Fengaros, KEROXEN e Tremor lançam rede de colaboração internacional

Unindo três boutique festivals  a operarem em territórios periféricos da Europa, o açoriano Tremor, o canário Keroxen e o cipriota Fengaros, a plataforma EDGE mistura diferentes culturas, géneros musicais, temas de discussão e debates ambientais para despoletar uma conversa em continuidade entre todos os seus membros.

Este projeto vai operar através de três eixos principais: residências artísticas, troca de conhecimento e criação de oportunidades de internacionalização, propondo um vasto calendário de encontros criativos, conversas e workshops, assim como através da criação de uma plataforma online que funcione como um directório de artistas e bandas a operarem nos territórios dos Açores, Ilhas Canárias e Chipre. 

Começando em linha com a edição deste ano do Tremor, o programa de residências vai conectar os cantaurores Demetros Mesimeris (Chipre) e Neuza (Açores), a criadora musical e performer Anastasia Demetriadou (Chipre), o baixista e teclista Clemente Almeida (Açores) e a saxofonista Alba Gil Aceytuno (Ilhas Canárias). Mais à frente este ano, na edição do Fengaros o mesmo programa vai propor o trabalho conjunto entre a vocalista Nicole Ardanitou (Chipre), a cantautora Silly Lilly (Açores), o guitarrista Jonathan (Açores) e a multi-instrumentista Carolina Machado (Ilhas Canárias). Em paralelo com o KEROXEN 2023, as residências artísticas juntarão a cantautor e multi-instrumentista Alexis Sunder (Chipre), a pianista e cantora Cemre Arca (Chipre), o coletivo de free jazz Cruz Perro Maldito (Ilhas Canárias), o artista multidisciplinar MA Ç ARICO (Açores) e o músico de eletrónica Filipe Montalverne (Açores). 

Para além deste programa de residências, o EDGE promoverá ainda um ciclo de workshops com o objetivo de criar novos espaços de discussão e troca de know-how junto das comunidades locais. Estes painéis incluirão, entre outros, discussões sobre sustentabilidade, criação artística em comunidade ou produção musical. 

Seguindo o trabalho individual de cada evento, o EDGE estabeleceu uma parceria com a associação Greener Festival que fará uma avaliação das boas práticas ambientais implementadas pelos seus membros.  

RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS 

TREMOR 2023
Demetris Mesimeris (Cyprus) + Neuza (Azores) + Anastasia Demetriadou (Cyprus) + Clemente Almeida (Azores) + Alba Gil Aceytuno (Canary Islands)
Período de residência: 25 a 30 de março 2023
Apresentação Pública: 31 de março 2023
Local: Aula Magna da Universidade dos Açores

FENGAROS 2023
Nicole Ardanitou (Cyprus) + Jonathan (Azores) + Silly Lilly (Azores) + Carolina Machado (Canary Islands)
Período de residência: 28 de julho a 2 de agosto 2023
Apresentação Pública: 3 de agosto de 2023
Local: Kato Drys, Cyprus

KEROXEN 2023
Alexis Sunder (Cyprus) + Cemre Arca (Cyprus) + Cruz Perro Maldito (Canary Islands) + MA Ç ARIO (Azores) + Filipe Montalverne (Azores) 
Período de residência: 30 de outubro a 3 de novembro 2023
Apresentação Pública: 4 de novembro 2023

WORKSHOPS

Polyphonic Body: The Radiant Storyteller por Julianna Bloodgood
8 de abril @ Studio eleven63, Nicosia, Chipre

Community Music Workshop por Nikoletta Polydorou
8 de abril @ Studio eleven63, Nicosia, Chipre
2 de novembro @ Tenerife, Ilhas Canárias

Recycling, sustainability and integrating agriculture as art: reimagining a music festival
9 de abril @ Studio eleven63, Nicosia, Chipre

Participatory music creation workshop por ondamarela
7 de maio @ Studio eleven63, Nicosia, Chipre
17 de novembro @ Tenerife, Ilhas Canárias

Algorithmic composition workshop through TidalCycles por Hara Alonso
2 de novembro @ Tenerife, Ilhas Canárias

Pioneering women of electronic music. Presentation and a commented audition por Rosa Pérez
3 de novembro @ Tenerife, Ilhas Canárias

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites duplos para o espetáculo "City of Glass"

Em parceira com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o concerto de Daniel Bernardes Trio & Coro Ricercare que terá lugar no próximo dia 2 de março (sábado), às 21h30. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "NO WAY UP - SEM SAÍDA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia de um inquietante thriller, NO WAY UP - SEM SAÍDA, sobre luta pela sobrevivência depois da queda de um avião no Oceano Pacífico. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
88,941,551