"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Festivais Fengaros, KEROXEN e Tremor lançam rede de colaboração internacional

Unindo três boutique festivals  a operarem em territórios periféricos da Europa, o açoriano Tremor, o canário Keroxen e o cipriota Fengaros, a plataforma EDGE mistura diferentes culturas, géneros musicais, temas de discussão e debates ambientais para despoletar uma conversa em continuidade entre todos os seus membros.

Este projeto vai operar através de três eixos principais: residências artísticas, troca de conhecimento e criação de oportunidades de internacionalização, propondo um vasto calendário de encontros criativos, conversas e workshops, assim como através da criação de uma plataforma online que funcione como um directório de artistas e bandas a operarem nos territórios dos Açores, Ilhas Canárias e Chipre. 

Começando em linha com a edição deste ano do Tremor, o programa de residências vai conectar os cantaurores Demetros Mesimeris (Chipre) e Neuza (Açores), a criadora musical e performer Anastasia Demetriadou (Chipre), o baixista e teclista Clemente Almeida (Açores) e a saxofonista Alba Gil Aceytuno (Ilhas Canárias). Mais à frente este ano, na edição do Fengaros o mesmo programa vai propor o trabalho conjunto entre a vocalista Nicole Ardanitou (Chipre), a cantautora Silly Lilly (Açores), o guitarrista Jonathan (Açores) e a multi-instrumentista Carolina Machado (Ilhas Canárias). Em paralelo com o KEROXEN 2023, as residências artísticas juntarão a cantautor e multi-instrumentista Alexis Sunder (Chipre), a pianista e cantora Cemre Arca (Chipre), o coletivo de free jazz Cruz Perro Maldito (Ilhas Canárias), o artista multidisciplinar MA Ç ARICO (Açores) e o músico de eletrónica Filipe Montalverne (Açores). 

Para além deste programa de residências, o EDGE promoverá ainda um ciclo de workshops com o objetivo de criar novos espaços de discussão e troca de know-how junto das comunidades locais. Estes painéis incluirão, entre outros, discussões sobre sustentabilidade, criação artística em comunidade ou produção musical. 

Seguindo o trabalho individual de cada evento, o EDGE estabeleceu uma parceria com a associação Greener Festival que fará uma avaliação das boas práticas ambientais implementadas pelos seus membros.  

RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS 

TREMOR 2023
Demetris Mesimeris (Cyprus) + Neuza (Azores) + Anastasia Demetriadou (Cyprus) + Clemente Almeida (Azores) + Alba Gil Aceytuno (Canary Islands)
Período de residência: 25 a 30 de março 2023
Apresentação Pública: 31 de março 2023
Local: Aula Magna da Universidade dos Açores

FENGAROS 2023
Nicole Ardanitou (Cyprus) + Jonathan (Azores) + Silly Lilly (Azores) + Carolina Machado (Canary Islands)
Período de residência: 28 de julho a 2 de agosto 2023
Apresentação Pública: 3 de agosto de 2023
Local: Kato Drys, Cyprus

KEROXEN 2023
Alexis Sunder (Cyprus) + Cemre Arca (Cyprus) + Cruz Perro Maldito (Canary Islands) + MA Ç ARIO (Azores) + Filipe Montalverne (Azores) 
Período de residência: 30 de outubro a 3 de novembro 2023
Apresentação Pública: 4 de novembro 2023

WORKSHOPS

Polyphonic Body: The Radiant Storyteller por Julianna Bloodgood
8 de abril @ Studio eleven63, Nicosia, Chipre

Community Music Workshop por Nikoletta Polydorou
8 de abril @ Studio eleven63, Nicosia, Chipre
2 de novembro @ Tenerife, Ilhas Canárias

Recycling, sustainability and integrating agriculture as art: reimagining a music festival
9 de abril @ Studio eleven63, Nicosia, Chipre

Participatory music creation workshop por ondamarela
7 de maio @ Studio eleven63, Nicosia, Chipre
17 de novembro @ Tenerife, Ilhas Canárias

Algorithmic composition workshop through TidalCycles por Hara Alonso
2 de novembro @ Tenerife, Ilhas Canárias

Pioneering women of electronic music. Presentation and a commented audition por Rosa Pérez
3 de novembro @ Tenerife, Ilhas Canárias

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,924,217