"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Com a brevidade de um piscar de olhos

Assírio & Alvim publica "Cinza, Agulha, Lápis e Fosforozitos & outros brevíssimos textos sobre quase nada", uma antologia de Robert Walser.

Cobrindo um alargado espectro temporal – de 1901 a 1932 –, as brevíssimas composições (pequenas descrições, microcontos, breves apontamentos) que integram Cinza, Agulha, Lápis e Fosforozitos & outros brevíssimos textos sobre quase nada pintam delicadas cenas que, segundo a arguta descrição de W.G. Sebald, não duram mais do que um piscar de olhos. Os textos de Robert Walser encenam uma discreta elegância, quase como se estivessem a pedir licença para existir. Neles se celebra a despojada humildade das pequenas coisas, dos mais ínfimos elementos que, votados – e eles próprios se votando – à sóbria desaparição, insistem em oferecer uma silenciosa e cintilante resistência à estridente voracidade do tempo: a cinza, a agulha, o lápis, o fósforo, a luva, o chapéu, o candeeiro, o relógio, o papel. Estes pequeníssimos textos sobre objetos do quotidiano, combinados com reflexões sobre o labor do escritor e a sua função no mundo, foram vertidos para português por Ricardo Gil Soeiro.

O livro estará disponível nas livrarias a 9 de março de 2023.

«Eu intimaria os escritores a, ao invés de pensarem em primeiro lugar no escritor, pensarem antes de mais no homem. A escrita provém do humano.»

«Quão rico em objectos é o mundo; como não amá-lo continuamente com todo o coração?» 

SOBRE O LIVRO

Título: Cinza, Agulha, Lápis e Fosforozitos & outros brevíssimos textos sobre quase nada
Autor: Robert Walser
Tradução: Ricardo Gil Soeiro
N.º de Páginas: 128
PVP: 9,99€
Coleção: Gato Maltês

Ver primeiras páginas  


SOBRE O AUTOR

Robert Walser
Nasceu em Biel, na Suíça, em 1878 e viveu em Berna e Zurique, Estugarda e Berlim. Escreveu uma obra desdobrada em quinze livros, «estranho e fascinante espelho da vida», admirada por Musil, Kafka e Walter Benjamin. Morreu quando dava um dos seus passeios solitários no dia de Natal de 1956, perto do manicómio de Herisau, onde passou os últimos anos.
Agenda
Passeios e Visitas

Itinerarium

Praça Municipal 24 Fev 2024  |  10h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "NO WAY UP - SEM SAÍDA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia de um inquietante thriller, NO WAY UP - SEM SAÍDA, sobre luta pela sobrevivência depois da queda de um avião no Oceano Pacífico. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Visitas
88,487,157