"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"Novas Edições de Jorge de Sena" da Guerra e Paz recuperam o génio do poeta, ficcionista e ensaísta

«As Novas Edições de Jorge de Sena» voltam a pôr em evidência tudo o que em Jorge de Sena é escândalo, erudição, transcendência, emoção pura e universalidade.

A novíssima e ambiciosa coleção da Guerra e Paz Editores, com o apoio fundamental de Isabel de Sena, chega às livrarias portuguesas, a partir do próximo dia 21 de março de 2023. Estas “Novas Edições” têm um propósito: dar nova vida à obra de Sena e atrair novos leitores, seja pela seleção dos títulos, seja pela apresentação, seja pelo grafismo e conceção das capas. Os títulos inaugurais serão Andanças do Demónio e O Físico Prodigioso, aos quais se acrescenta Amor, um ensaio publicado pela primeira vez como em edição individual. Um livro delicioso, impuro e pecaminoso, cujo curtíssimo título esconde uma assombrosa viagem pela explosão do erótico e do obsceno na literatura portuguesa.

A obra de Jorge de Sena é perturbante e grandiosa. O Jorge de Sena ficcionista – de Andanças do Demónio aos Sinais de Fogo – é de uma iconoclasta afirmação do amor e da sexualidade como não se encontra em nenhum outro contista, novelista ou romancista português. Os contos, novela e romance de Sena levam-nos muito além das «quatro paredes da incestuosa aldeia mental que os portugueses transportam consigo pelo mundo ou erguem no país, e em que a liberdade do sexo (bem maior que a dos outros povos) se reduz a uma espécie de conivência clandestina» para citar palavras suas. A surpresa do ensaísta Jorge de Sena está na forma como confere grandeza a cada tema que ataca: seja a perenidade do amor na literatura portuguesa, seja a análise do O Príncipe de Maquiavel, seja o paralelo entre Camões e Shakespeare, Sena empurra o leitor para visões ecuménicas e cosmopolitas, varrendo o tímido paroquialismo português.

A Guerra e Paz editores tem já uma longa tradição de publicação de obras de Jorge de Sena, sobretudo das suas Correspondências e é para editora, e em particular para o seu editor, Manuel S. Fonseca, «quase uma condecoração, a oportunidade de publicar toda a sua obra de ficção. Na verdade a mais ambicionada das condecorações».

A nova coleção que será apresentada ao público no final de março de 2023 tem como principal missão trazer novidade à forma como as obras de Sena são apreendidas. Pretende o editor que «cada livro de Sena, das Andanças do Demónio aos Sinais de Fogo, voltasse a ser lido como se fosse a primeira vez. Privilegiaremos, portanto, cada texto, permitindo aos leitores, em particular aos novos leitores, que se encontrem diretamente, e sem mediação de terceiros, com a poderosa ficção de Sena, numa leitura emotiva, como deve ser, e Sena recomendava, a primeira leitura.» As primeiras obras de ficção que estas Novas Edições recuperam serão O Físico Prodigioso e Andanças do Demónio, aqui separadas, como quis Sena, das Novas Andanças do Demónio, livro que também irá enriquecer a colecção muito em breve.

Também nos ensaios, de que a Guerra e Paz passa a ter a primeira opção de publicação, o processo será o mesmo, já a começar pela publicação inédita de Amor, um extraordinário texto sobre a relação da literatura com o amor e esse elementar impulso humano que é a sexualidade. Escrito por Sena para o Grande Dicionário da Literatura Portuguesa, organizado do José João Cochofel este ensaio nunca antes fora publicado individualmente. A potência, a originalidade e a erudição transgressora que Sena transmitiu a esse ensaio, vão assim ganhar o destaque que merecem.
Agenda
Exposições

"Filhos de 74"

APOIARTE - Casa do Artista 12 Abr a 30 Jun 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Passatempo

Ganhe convites para a peça "A LIBERDADE É UMA MALUCA"

Em parceria com o Teatro do Bairro, oferecemos convites duplos para uma peça escrita e encenada por Hugo Mestre Amaro que, evidenciando o impacto de algumas decisões políticas e ocorrências sociais no contexto da vida privada, constitui uma sátira que intenta ser um retrato de um Portugal herdeiro, nestas últimas cinco décadas, da Revolução dos Cravos. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,669,116