"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Vencedor da Grande Marcha de Lisboa 2023

"Menino Parque Mayer" é o título da composição vencedora do concurso.

De um total de 22 candidaturas recebidas nesta edição da Grande Marcha de Lisboa, o tema com letra e música de Carlos Leitão foi escolhido pelo júri, composto este ano pelo maestro, músico e compositor Carlos Alberto Moniz (em representação da Sociedade Portuguesa de Autores), pela cantautoraLuísa Sobral e pelo compositor e diretor artístico Jorge Salgueiro.

O Parque Mayer (que no ano passado celebrou o 100.º aniversário) serviu de mote para a edição 2023 do concurso da Grande Marcha que foi avaliada pelos elementos do júri em três categorias: Apreciação da música, Apreciação da letra e Apreciação na generalidade.

Natural de Lisboa, Carlos Leitão deixou o jornalismo em 2010 para se dedicar exclusivamente à música, passando a integrar o elenco fixo do Clube de Fado, em Lisboa, até aos dias de hoje. Começa a cantar e a tocar guitarra clássica desde muito cedo, tendo ganho, aos 10 anos, a “Grande Noite do Fado”, na categoria de juvenis. Ao longo do tempo tem partilhado o palco com nomes como Cristina Branco, Custódio Castelo, Marco Rodrigues, Mário Pacheco, Cuca Roseta, Jorge Fernando, entre muitos outros.

O concurso da Grande Marcha de Lisboaé uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Lisboa e da EGEAC – Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural, distinguindo anualmente a originalidade literária e musical dos autores da composição vencedora com um prémio no valor de €5.500 (cinco mil e quinhentos euros).

A Grande Marcha 2023 será apresentada e interpretada por todos os participantes das Marchas Populares de Lisboa, em junho, no âmbito das Festas da cidade no desfile da Avenida da Liberdade, na noite de Santo António, assim como nas exibições prévias.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA CASINHA"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites para a antestreia do filme "A MINHA CASINHA", vencedor do Prémio do Público no Festival de Austin e que apaixonou os críticos americanos pelo retrato tão humano e pela forma natural como levou tradições, sons e paisagens portuguesas além-fronteiras. 

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "O PARAÍSO DOS TONTOS"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do filme "O Paraíso dos Tontos", a mais recente comédia satírica realizada e protagonizada por Charlie Day, com a participação de Ken Jeog, Kate Beckinsale, Adrien Brody, Ray Liotta, Jason Bateman e John Markovich.

Visitas
85,631,214