"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Universidade de Évora atribui 'honoris causa' ao arquiteto Carrilho da Graça

A cerimónia de atribuição do doutoramento ‘honoris causa’ pela Universidade de Évora ao arquiteto Carrilho da Graça, que chegou a estar agendada para dezembro, mas foi adiada, vai decorrer no próximo dia 16 de março de 2023.

Arquiteto Carrilho da Graça, no seu atelier em Lisboa, 13 de outubro de 2008 (Foto © João Relvas / Lusa)

 

Em comunicado enviado à agência Lusa, a Universidade de Évora (UÉ) revelou que a cerimónia de outorga do ‘honoris causa’ ao arquiteto João Luís Carrilho da Graça está marcada para as 15:00, na sala dos Atos do Colégio Espírito Santo.

O discurso laudatório vai estar a cargo de Jorge Araújo, professor e antigo reitor da UÉ, que é patrono da distinção, em conjunto com o arquiteto Álvaro Siza.

A cerimónia esteve inicialmente marcada para o dia 13 de dezembro, mas teve de ser adiada, “devido às condições meteorológicas ocorridas em Lisboa” e aos constrangimentos provocados pelo mau tempo, nesse dia.

Em 07 de dezembro de 2022, aquando do anúncio da UÉ da atribuição do doutoramento ao arquiteto, a reitora da academia alentejana, Hermínia Vasconcelos Vilar, destacou a “genialidade que Carrilho da Graça imprime em todos os seus trabalhos, caracteristicamente com forte relação com os territórios”.

O que, para a reitora, “diz muito sobre a sua personalidade e a relevância que, desde cedo, tem assumido na arquitetura em Portugal e além-fronteiras”.

Carrilho da Graça é uma “figura ímpar” no panorama cultural nacional, mais precisamente na área da arquitetura, frisou ainda a reitora.

“O arquiteto Carrilho da Graça procura nos seus trabalhos oferecer-nos algo de novo, experimentando soluções inovadoras que nos desafiam”, disse, dando como exemplo a junção de cortiça e betão na obra do Terminal de Cruzeiros de Lisboa, considerado o “Melhor Terminal de Cruzeiros da Europa”, nos World Cruise Awards.

Além disso, a reitora realçou a “forte ligação de Carrilho da Graça à Universidade de Évora”, onde foi professor e diretor do Departamento de Arquitetura e impulsionador do Programa de Doutoramento em Arquitetura, “e à região do Alentejo, de onde é natural”, tendo nascido em Portalegre, em 1952.

Mais recentemente, o arquiteto projetou o novo edifício do Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia (PACT), em Évora.

Segundo a UÉ, “estes são apenas alguns argumentos que motivaram a atribuição do grau de Doutor ‘Honoris Causa’ pela Universidade de Évora ao arquiteto Carrilho da Graça”.

João Luís Carrilho da Graça é licenciado em Arquitetura pela Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, autor de projetos em Portugal, Espanha, França, Chipre, Itália, Suíça, Bélgica, Países Baixos, Alemanha, Áustria, Hungria, Finlândia, Egito, Brasil e Estados Unidos da América.

Venceu, entre outros, o Prémio da Associação Internacional dos Críticos de Arte em 1992, o Prémio Secil da Arquitetura em 1994 e o Prémio Valmor em 1998, 2008, 2010 e 2017.

Foi agraciado com a Ordem de Mérito da República Portuguesa em 1999 e venceu o Prémio Pessoa em 2008.


Fonte: Lusa | 10 de março de 2023
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,189,509