"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Antigo matadouro de Viana do Castelo será centro de criação de tecnologia e arte

A Câmara de Viana do Castelo candidatou ao programa Novo Bauhaus Europeu, do Pacto Verde, o projeto de transformação do antigo matadouro em centro de criação de ciência, tecnologia e arte, num investimento superior a seis milhões de euros.

Fotografia: Olhar Viana do Castelo

Em declarações prestadas hoje à agência Lusa, à margem do seminário “Impacto da Política Urbana e da Política Marítima da União Europeia nas cidades do Eixo Atlântico”, o presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, adiantou que o resultado da candidatura “VIANA S+T+ARTS CENTRE” deverá ser conhecido em julho.

“Esta candidatura tem por objetivo a requalificação do antigo matadouro municipal, transformando-o num espaço inovador, inclusivo e cultural. Um novo laboratório de cidade criativa para estimular a inovação azul impulsionada pelas artes sustentáveis, e por meio da experimentação do conceito S+T+ARTS através de pequenas atividades-piloto ali a desenvolver com vários parceiros locais, nacionais e outros países europeus”, referiu.

A candidatura, elaborada no âmbito da "Call for Innovative Actions” da European Urban Initiative (New European Bauhaus), foi submetida em janeiro de 2023, “com um orçamento superior a seis milhões de euros”.

Luís Nobre adiantou que “a candidatura ao programa S+T+ARTS combina a Ciência e a Tecnologia (ST) com as Artes”.

“O município pretende que aquele seja um novo espaço de criação. Com um significado simbólico. Esta conversão será capaz de dedicar um novo significado a um local que em tempos foi utilizado para tirar vidas animais e que agora se converte num lugar de criação”, sustentou.

O antigo matadouro municipal de Viana do Castelo, elemento urbano de interesse patrimonial para a cidade, foi inaugurado em 1926 e desativado em 1990, e encontra-se em estado avançado de degradação.

Caso a candidatura seja aprovada, “o Viana S+T+ARTS Center terá um novo conceito, que impulsionará futuras atividades, onde cientistas locais, tecnologias de setores locais chave, artistas, ‘designers’, tanto locais como internacionais, poderão encontrar-se, trocar sinergias e coproduzir soluções inovadoras plenas de conteúdos criativos, de teor científico e artístico, em harmonia com a natureza e os oceanos nos termos da sustentabilidade ambiental”.

“A cidade terá assim uma nova centralidade, com espaços urbanos requalificados, com novas e renovadas acessibilidades à estrutura viária da cidade, permitindo a plena fruição pública e participativa na utilização do Viana S+T+ARTS Center”, referiu o autarca socialista.

Também em declarações aos jornalistas à margem do seminário sobre as novas políticas urbanas preconizadas pela União Europeia, o secretário-geral do Eixo Atlântico, Xoan Mao, adiantou que esta candidatura de Viana do Castelo ao Novo Bauhaus Europeu “é uma das 10 apresentadas em toda a Europa”.

“Temos cidades que já têm iniciativas que vão ao encontro das políticas da Comissão Europeia”, disse Xoan Mao.

O responsável adiantou que o seminário hoje promovido pelo Eixo Atlântico pretendeu “informar os municípios sobre as novas políticas urbanas para que comecem a preparar todos os trabalhos prévios que possam gerar candidaturas com sucesso, mas não só na perspetiva do dinheiro”.

“Também para contribuir para que muitas das políticas que as nossas cidades já estão a implementar, e até são pioneiras, possam ter um desenvolvimento em coerência com as políticas da União Europeia. Impulsionar políticas relacionadas com a eficiência energética, com a sustentabilidade e com a qualidade de vida que possam resultar em candidaturas para ações urbanas inovadoras”, referiu Xoan Mao.


Fonte: Lusa | 10 de março de 2023

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,226,334