"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Concurso Internacional de Jazz da UA abre candidaturas em abril

Fazendo jus à sua missão de promover o jazz e trazer a público novos talentos, o Concurso Internacional de Jazz da Universidade de Aveiro (CIJ_UA), nas suas duas edições, já permitiu dar a conhecer o Miguel Valente Quarteto e THEMANUS, lançando-os em respeitados palcos nacionais, como o Guimarães Jazz, “Que Jazz é este?” e Estarrejazz.

A terceira edição deste Concurso, no âmbito do Campus Jazz - Festival de Jazz da UA, aguarda candidaturas de outros novos talentos de 18 de abril a 19 de maio.

O CIJ_UA tem como objetivo promover a criação artística no seio dos ensembles emergentes do panorama jazzístico em Portugal, que não tenham trabalho discográfico editado, e fomentar a sua relação com eventos congéneres que decorrem noutros países. Os ensembles devem ser constituídos por músicos portugueses e/ou músicos estrangeiros.

O concurso prevê a atribuição de três prémios:

- Melhor Ensemble, a que corresponde o valor pecuniário de 1500 euros e um concerto inserido no programa da edição seguinte do Campus Jazz – Festival de Jazz da Universidade de Aveiro; 

- Melhor Composição Original que se traduz num prémio pecuniário de 500 euros;

- Melhor Arranjo Original a que corresponde o valor pecuniário de 500 euros. 

O concurso é constituído por duas fases: prova de pré-seleção – concretizada através do envio de gravações áudio – e apresentação final – através de apresentação pública presencial num palco da UA. 

O júri do concurso é constituído por um docente representante da UA, que presidirá o concurso, dois docentes de instituições de ensino superior em que o jazz tenha expressão curricular e dois músicos de reconhecido mérito na área. 

O calendário do Concurso determina que o prazo de submissão de candidaturas decorre de 18 de abril a 19 de maio, agendando as apresentações finais para os dias 14 e 15 de junho. Os prémios serão entregues a 16 de junho, no último dia do Campus Jazz.

Com o objetivo de promover o jazz e criar oportunidades para novos valores neste género em Portugal, a UA associou-se a outros importantes festivais que vão integrar nas suas programações o ensemble vencedor de cada edição do Concurso Internacional de Jazz da UA. Assim, o vencedor do Concurso vai integrar o cartaz e atuar nos seguintes Festivais:  

- Guimarães Jazz: em parceria com A Oficina - Centro de Artes e Mesteres Tradicionais de Guimarães que é a entidade organizadora e promotora do Guimarães Jazz; 

- Que Jazz é este? - Festival de Jazz de Viseu: parceria dinamizada com a Gira Sol Azul - Associação Para a Promoção da Educação Artística, entidade organizadora e promotora do "Que jazz é este?"; 

- Estarrejazz - Festival de Jazz de Estarreja: parceria dinamizada com a Câmara Municipal de Estarreja, entidade organizadora e promotora deste evento. 

Até à data, o vencedor do CIJ 2021, Miguel Valente Quarteto, atuou, a 24 julho de 2022, no festival “Que jazz é este? Festival de Jazz de Viseu” e, a 7 outubro 2022, no Estarrejazz. 

O vencedor do CIJ 2022, THEMANUS, atuou, a 15 novembro 2022, no Guimarães Jazz, e atuará em Viseu e em Estarreja, em 2023, conforme o protocolo assinado em 2022. 

Mais informações:
Centro de Estudos de Jazz da UA.
E-mail: cijazz@ua.pt. 

O regulamento está disponível para consulta AQUI.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,814,511