"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Fadista Duarte e Sexteto Bernardo Moreira vencem Prémio Carlos Paredes

O Sexteto Bernardo Moreira e o fadista Duarte são os vencedores do Prémio Carlos Paredes 2022, respetivamente pelos trabalhos “Entre Paredes” e “No Lugar Dela”.

A decisão do júri foi “unânime”, realçando a “grande qualidade das candidaturas apresentadas, quer autorais, arranjos e improvisos”, segundo comunicado da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, que promove o prémio.

Tendo-se registado uma descida no número de candidaturas apresentadas, o júri realçou que a “qualidade é maior nos conteúdos, verificando-se uma coerência estética a todos os níveis”.

Referindo-se ao álbum “No lugar dela”, de Duarte, o júri salientou “o bom gosto, o rigor da execução, solidez e maturidade e a grande criatividade” nas temáticas abordadas.

Relativamente a “Entre Paredes”, do Sexteto Bernardo Moreira, o júri realçou “a excelente transição das melodias de cordas para os sopros, a elegância da interpretação e as improvisações e o facto de ser uma homenagem ao grande compositor e músico Carlos Paredes”.

O prémio tem o valor pecuniário de 2.500 euros e o júri deste ano foi constituído pelo escritor José Jorge Letria, em representação da Câmara de Vila Franca de Xira, pelo compositor Pedro Campos, pela poetisa e compositora Amélia Muge, em representação da Sociedade Portuguesa de Autores, e pelo crítico musical Rui Filipe Reis.

O Prémio Municipal Carlos Paredes é atribuído desde 2003, quando foi ganho por Bernardo Sassetti (1970-2012), pelo seu álbum “Nocturno”; o ano passado, o vencedor foi Pedro Jóia pelo CD “Zeca”.

Vários artistas já receberam este galardão, entre eles Rão Kyao e Carminho (2013), Pedro Caldeira Cabral (2014), LST – Lisboa String Trio (2015), Pedro Mestre (2016), Ricardo Ribeiro e Artemsax (2017), Daniel Pereira Cristo (2018), Cristina Branco e José Valente (2019) e a Companhia do Canto Popular (2020).


Fonte: Lusa | 13 de março de 2023

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "ÉPOCA DE CAÇA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia da hilariante comédia francesa, "ÉPOCA DE CAÇA", sobre um casal que se muda para o campo e descobre que os vizinhos usam o jardim como campo de caça, desencadeando uma guerra entre vizinhos!

Passatempo

Ganhe convites para a peça "23 SEGUNDOS"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para a peça "23 Segundos", pela Comuna Teatro de Pesquisa. Tratando-se embora de ficção, a ação inspira-se numa situação verídica ocorrida na Cadeia do Forte de Peniche, na primeira metade dos anos 50, durante a ditadura do Estado Novo. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
93,062,471