"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Visitas guiadas temáticas exploram a mitologia no Palácio Nacional e Jardins de Queluz

A decoração do Palácio Nacional e Jardins de Queluz é rica em referências à mitologia clássica. Meleagro, Atalanta, Perséfone, Tétis, Pégaso e Flora são apenas algumas das figuras mitológicas imortalizadas nas esculturas que embelezam os jardins.

© José Marques Silva © José Marques Silva © José Marques Silva © José Marques Silva

Mas estes temas, recorrentes na arte da época, suscitam muitas interrogações. Quem são essas figuras? Quais os seus mitos mais célebres? Qual a sua relação com o jardim e com o Palácio? Quais os elementos iconográficos que as caracterizam? Para responder a estas e outras dúvidas e estimular uma melhor interpretação do Palácio e dos seus jardins históricos, a Parques de Sintra, promove, entre março e dezembro deste ano, um ciclo de seis visitas guiadas temáticas dedicadas à mitologia. Concebido e realizado por André Ferreira − docente de Biologia e Geologia, investigador na área da mitologia greco-romana e responsável pelo projeto Mythos −, o programa “Deuses e Heróis da Mitologia Clássica no Palácio Nacional e Jardins de Queluz” dá conhecer este universo enigmático e impressionante. As visitas decorrem sempre em dias de fim de semana, com início às 10h30 e duração aproximada de 1h30.

“Flora e a sagração da poesia” inaugura este ciclo de visitas, no dia 26 de março, domingo. Conjugando poesia e património artístico, este percurso nos jardins é dedicado aos poetas, deuses, ninfas e heróis da antiguidade clássica.

No dia 22 de abril, sábado, a visita “Os deuses do Olimpo – como identificar?” desafia os participantes a partir à descoberta de deuses, ninfas e seres fantásticos que discretamente (ou não) “habitam” as salas do Palácio Nacional de Queluz.

A terceira visita deste ciclo, “Tétis e a força da água”, agendada para 18 de junho, domingo, aborda um tema com uma presença muito forte nos jardins de Queluz: as divindades, episódios e símbolos associados à água, que vão muito para além de Neptuno e que importa conhecer.

Em julho, no dia 16, domingo, explora-se a “Simbologia e iconografia dos mitos clássicos” nas coleções do Palácio. Será possível identificar e perceber os significados do raio de Júpiter, da lira de Apolo ou do crescente lunar de Diana, entre muitos outros.

De volta aos jardins, Perséfone e o poder das plantas” decorre a 17 de setembro, domingo. Na mitologia clássica, as vitórias dos deuses são associadas a determinadas espécies de flores, há ninfas que vivem em árvores e jovens metamorfoseados em flores. As plantas assumem, assim, uma multiplicidade de significados que esta visita vai desvendar.

O ciclo “Deuses e Heróis da Mitologia Clássica no Palácio Nacional e Jardins de Queluz” termina a 3 de dezembro, domingo. A encerrar o programa, “Minerva e os mitos petrificados” centra-se nas figuras menos conhecidas da mitologia clássica que estão representadas nos jardins de Queluz.

Os bilhetes para estas visitas custam 15€ e vendem-se exclusivamente no site da Parques de Sintra.

>> Mais informação

Agenda
Teatro

25 de Abril de 1974

MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia 27 Abr 2024  |  00h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,220,269