"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

"Nação Valente" de Carlos Conceição: 20 abril nos cinemas

Anabela Moreira, Leonor Silveira, João Arrais, Vicente Gil e André Cabral integram o elenco deste filme que revisita o passado colonial português.

João Arrais, Anabela Moreira, André Cabral e Leonor Silveira são alguns dos atores deste filme que invoca os fantasmas do passado colonial angolano. A história começa em 1974, apenas um ano antes da independência do país após séculos de domínio português. Portugueses e seus descendentes estão a fugir do país enquanto os revolucionários angolanos reclamam gradualmente a sua terra de volta. Uma rapariga mumuíla descobre o amor e o perigo quando o seu caminho se cruza com o de um militar português. Por outro lado, um grupo de soldados, completamente isolados do mundo exterior, cumpre cegamente as ordens brutais do seu comandante, em nome do serviço à Pátria. 

"Nação Valente" vai ainda ser lançado comercialmente nas salas norte-americanas a partir de 12 de abril. O filme "Nação Valente" realizado por Carlos Conceição e produzido pela Terratreme estreia nas salas de cinema portuguesas no dia 20 de abril.

João Arrais, Anabela Moreira, André Cabral e Leonor Silveira são alguns dos atores deste filme que invoca os fantasmas do passado colonial angolano. A história começa em 1974, apenas um ano antes da independência do país após séculos de domínio português. Os colonos ricos estão a fugir do país enquanto revolucionários angolanos reclamam gradualmente as suas terras de volta. Uma rapariga tribal descobre o amor e o perigo quando o seu caminho se cruza com o de um soldado português. Outro grupo de soldados, completamente isolados do mundo exterior, segue cegamente as ordens brutais do seu comandante, em nome do serviço ao seu país. 

Esta é a segunda longa-metragem do realizador luso-angolano Carlos Conceição, que estreou no Festival Internacional de Cinema de Locarno 2022, onde recebeu o Prémio Europa Cinemas, atribuído ao melhor filme europeu, e o Prémio do Júri Jovem. Desde então o filme tem sido exibido em inúmeros festivais internacionais.

“Nação Valente" vai ainda ser lançando comercialmente nas salas norte-americanas a partir de 12 de abril.




NAÇÃO VALENTE
Ficção / HD / 119’ / 2022

SINOPSE
1974, décimo terceiro ano da guerra de libertação: os portugueses e seus descendentes fogem da colónia de Angola, onde grupos independentistas gradualmente reivindicam o seu território. NAÇÃO VALENTE dá uma dupla perspetiva sobre esta luta: uma menina tribal que descobre o amor e a morte quando o seu caminho se cruza com o de um jovem soldado português; Um grupo de soldados portugueses está barricado dentro de um muro infinito do qual terão que escapar assim que o passado sair do túmulo para reivindicar a sua tão esperada justiça.

FICHA TÉCNICA 
COM João Arrais, Anabela Moreira, Gustavo Sumpta, Miguel Amorim, João Cachola, Ivo Arroja, Sílvio Vieira, Vicente Gil, Diogo Nobre, André Cabral, Ulé Baldé, Leonor Silveira, Meirinho Mendes 
REALIZAÇÃO E ARGUMENTO Carlos Conceição 
FOTOGRAFIA Vasco Viana 
MONTAGEM António Gonçalves 
DIREÇÃO DE SOM Rafael Cardoso 
MISTURAS Xavier Thieulin 
CORREÇÃO DE COR Marco Amaral 
DIREÇÃO DE ARTE Artur Pinheiro 
FIGURINOS Patrícia Dória 
MAQUILHAGEM Márcia Lourenço 
EFEITOS ESPECIAIS DE CARACTERIZAÇÃO Oldskull FX - João Rapaz 
PRODUTORES Leonor Noivo, João Matos, Luísa Homem, Pedro Pinho, Susana Nobre, Tiago Hespanha 
PRODUTORES ASSOCIADOS Margarida Ventura, Carlos Conceição 
CO-PRODUTORES Virginie Lacombe, Arnaud Quesada

Agenda
Teatro

25 de Abril de 1974

MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia 27 Abr 2024  |  00h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,218,755