"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Gulbenkian celebra a poesia em várias línguas

Com entrada livre, a sessão conta com poesia, música e conversas, celebrando o Dia Internacional da Poesia em várias línguas. A iniciativa parte de Jessica Hallet, conservadora do Museu Calouste Gulbenkian, em colaboração com Fabrizio Boscaglia.

© Fundação Calouste Gulbenkian
Marcando o início da primavera, no dia 21 de março a Fundação Calouste Gulbenkian assinala o Dia Internacional da Poesia, ao mesmo tempo que comemora o Ano Novo do Calendário Persa: Noruz.

No âmbito da exposição O Poder da Palavra IV. Sabedoria Divina: O Caminho dos Sufis será organizada uma sessão de leitura de poemas de inspiração sufi, lidos na língua original.

A sessão conta com a presença do mediador cultural iraniano Omid Bahrami, a atriz portuguesa Teresa Coutinho, a investigadora palestiniana de estudos femininos Shahd Wadi e o escritor e poeta português Isaac Jaló.

Os participantes vão ler poemas persas, árabes e portugueses de autores como Rumi, Ibn Arabi, Rabia, Khattam, Maria Gabriela Llansol, Fernando Pessoa, e Sophia de Mello Breyner.

A sessão será acompanhada pela música do guitarrista e compositor José Peixoto, que levará o público a ambientes musicais que evocam o espírito e os contextos em que os poemas foram produzidos.

O programa inclui, ainda, uma conversa sobre poesia e sufismo com Fabrizio Boscaglia, professor de Cultura Portuguesa e Espiritualidade Islâmica na Universidade Lusófona.

A sessão terá lugar no Auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian, pelas 18:30.

Elevado, em 2009, a Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO, o calendário persa (Noruz) será também celebrado num festival a realizar entre 30 de março e 1 de abril, no Grande Auditório da Fundação, no âmbito da programação da Gulbenkian Música.


in Diário de Notícias | 16 de março de 2023
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Diário de Notícias
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "ÉPOCA DE CAÇA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia da hilariante comédia francesa, "ÉPOCA DE CAÇA", sobre um casal que se muda para o campo e descobre que os vizinhos usam o jardim como campo de caça, desencadeando uma guerra entre vizinhos!

Passatempo

Ganhe convites para a peça "23 SEGUNDOS"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para a peça "23 Segundos", pela Comuna Teatro de Pesquisa. Tratando-se embora de ficção, a ação inspira-se numa situação verídica ocorrida na Cadeia do Forte de Peniche, na primeira metade dos anos 50, durante a ditadura do Estado Novo. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
93,062,252