"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"O Físico Prodigioso", novela pan-erótica, resplandecente espelho do autor, ilumina e encandeia as Novas Edições de Jorge de Sena

Um dos mais belos e ousados livros da literatura portuguesa, O Físico Prodigioso, de Jorge de Sena, abre-nos as portas do experimentalismo narrativo, confrontando-nos com a excitante e intrigante que nela ostentam os conceitos de feminino e de masculino, de bem e de mal, de Deus e de Diabo.

Originalmente publicada nos anos 60, como parte das Novas Andanças do Demónio, a obra só teve publicação independente após o 25 de Abril de 1974. Cinco décadas depois, é tempo de lhe dar nova vida, numa edição Guerra e Paz que inaugura, lado a lado com Andanças do Demónio e o ensaio Amor, a coleção Novas Edições de Jorge de Sena. Esta é uma novela que quer e põe em evidência tudo o que em Jorge de Sena é escândalo, erudição, transcendência, emoção pura e universalidade. O Físico Prodigioso chega à rede livreira nacional, numa edição Guerra e Paz Editores.

Corria o ano de 1966 quando Jorge de Sena, em pleno exílio brasileiro, resgatou e cruzou, com prodigiosa liberdade, duas das personagens de Orto do Esposo, um livro moralístico-religioso da literatura do século XV, para criar a originalíssima novela O Físico Prodigioso. Nela cruzam-se então um físico com poderes mágicos de cura – com o seu sangue – e um homem que não pôde ser enforcado por proteção do Diabo.

Recorrendo ao experimentalismo narrativo e ao fantástico, Sena liberta nesta obra, na pessoa do físico, «todas as implicações eróticas e revolucionárias» que sentia ferver dentro de si: «pouco do que eu alguma vez escrevi» – assegura Sena – «é tão autobiográfico como esta mais fantástica das minhas criações totalmente imaginadas». Afirmando o amor e a sexualidade como nenhum outro contista, novelista ou romancista português, Sena leva-nos a questionar quem é afinal o físico desta novela. Somente um resplandecente espelho seu? Cristo? Ou Fausto?

O Físico Prodigioso, «símbolo da liberdade e do amor», diz o autor, integra a publicação, pela Guerra e Paz Editores, das novas edições da ficção narrativa de Jorge de Sena, em simultâneo com Andanças do Demónio. A obra chega à rede livreira nacional no dia 21 de março de 2023, estando, desde já, disponível, em pré-venda, no site da editora.  

Novas Edições de Jorge de Sena
O Físico Prodigioso
Jorge de Sena
Ficção / Romance
120 páginas · 15x23 · 14 €

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,216,624