"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Uma feira do livro, poemas por telefone e em palco assinalam o Dia Mundial da Poesia

Uma feira do livro, a evocação de poetas, poesia por telefone e em palco são algumas das iniciativas que celebram, hoje, o Dia Mundial da Poesia, um pouco por todo o país.

Na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, a partir das 18:30, a poesia é celebrada em diferentes línguas, do farsi ao árabe, passando pelo português.

A sessão inclui poemas, música e conversas, nomeadamente uma sobre poesia e sufismo com Fabrizio Boscaglia, professor de Cultura Portuguesa e Espiritualidade Islâmica na Universidade Lusófona.

Esta é uma iniciativa no âmbito da exposição “O Poder da Palavra IV. Sabedoria Divina: O Caminho dos Sufis”, uma proposta da conservadora do Museu Calouste Gulbenkian Jessica Hallet, com a colaboração de Fabrizio Boscaglia, consultor do King’s College, em Londres.

A sessão conta com a participação do mediador cultural iraniano Omid Bahrami, da atriz Teresa Coutinho, da investigadora palestiniana de estudos feministas Shahd Wadi e do escritor e poeta português Isaac Jaló, que vão ler poemas persas, árabes e portugueses de, entre outros, Rumi, Ibn Arabi, Rabia, Khayyam, Fernando Pessoa, Maria Gabriela Llansol e Sophia de Mello Breyner.

A sessão será acompanhada pelo guitarrista e compositor José Peixoto.

Na Casa dos Bicos, sede da Fundação José Saramago, também em Lisboa, haverá oferta de poemas durante todo o dia e, a partir das 18:30, o escritor Fernando J.B. Martinho falará sobre a poesia do Nobel da Literatura, a propósito do recente lançamento da sua “Poesia Completa”.

O Centro de Línguas e Culturas Eslavas da Faculdade de Letras (FLL) da Universidade de Lisboa e a Associação Portuguesa de Escritores celebram o dia, na terça e na quarta-feira, na sala B112C da FLL, às 16:00.

Nestes dois dias, há leituras de poesia, música e reflexões com poetas, estudantes, professores “e todos os que quiserem participar”, assinala um comunicado da Universidade.

O mote é “No olhar do mocho”, entendendo-se o mocho “como símbolo da sabedoria e da FLL”.

O município de Oeiras, nos arredores de Lisboa, promove a IV Maratona de Poesia, entre as 13:00 e as 24:00 de terça-feira, no centro histórico da vila, com declamação de poemas, mini-tertúlias, música e dança. Esta maratona conta com, entre outros, a Livraria-galeria Verney, a Biblioteca Operária Oeirense e a Luchapa-Associação Cultural-Chá da Barra.

Em Palmela, distrito de Setúbal, a Rede de Bibliotecas Públicas do Município promove a iniciativa “Uma Ligação, Uma Poesia”, este ano, em homenagem ao poeta Eugénio de Andrade (1923-2005), autor de “As Mãos e os Frutos”.

Entre as 10:00 e as 19:00, quem se inscrever através dos contactos 212336632 ou pelo 'email' da biblioteca municipal recebe um poema, lido através de uma chamada telefónica.

Em Setúbal, cidade natal de Bocage (1765-1805), o Teatro de Animação de Setúbal apresenta, às 21:30, no Teatro de Bolso, “Poetria - Poema Concerto”.

No Porto, entre outras iniciativas, há comemorações no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS-UP). No âmbito do plano curricular do Mestrado Integrado em Medicina do ICBAS, realizam-se aulas de poesia lecionadas pelo médico e poeta João Luís Barreto Guimarães, distinguido no ano passado com o Prémio Pessoa.

Segundo a Universidade portuense, o objetivo é o “de promover o interesse dos estudantes por esta área”. Haverá ainda uma “conversa informal” entre João Luís Barreto Guimarães e a poeta Minês Castanheira, à qual se segue a 'performance literária' “Árvores e outras espécies de verso”.

Em Matosinhos, nos arredores do Porto, na terça e na quarta-feira, evoca-se Florbela Espanca (1894-1930), autora do “Livro de Soror Saudade”.

A Fundação INATEL apresenta “Poesia em Florbela”, “num tributo à escritora, na cidade de Matosinhos, um dos palcos da [sua] vida e obra". Um espetáculo que "toca várias dimensões artísticas do teatro à dança, da música às artes visuais, numa viagem pelas facetas da obra" da escritora.

Na terça-feira, às 18:00, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca realiza-se uma “conversa informal” sobre a sua vida e obra, moderada por Tito Couto, autor de uma biografia de Carmen Miranda e do livro “Algo Estranho Acontece”, com a participação de Cláudia Pazos-Alonso, Matteo Pupillo e Eliana Barros.

Na quarta-feira, no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery, às 21:00, no âmbito do espetáculo de tributo a Florbela Espanca, haverá a leitura do “Manifesto pela Poesia”, da escritora Isabel Rio Novo, pela poeta e declamadora Alice Neto de Sousa.

O espetáculo tem direção artística de Rui Sérgio e conta com interpretação de Marcantonio Del Carlo, Iolanda Laranjeiro, Alice Neto de Sousa, Jorge da Rocha, Rui Oliveira, Luísa Pinto, Cristina Bacelar e Ana Isabel Castro.

O Centro Cultural de Belém, em Lisboa, assinala o Dia Mundial da Poesia no sábado, com uma jornada dedicada a Eugénio de Andrade.

Inclui uma maratona de leitura, moderada pelo ator André Gago, uma conversa entre o professor Federico Bertolazzi e o crítico José Mário Silva, e a exibição do documentário de Jorge Campos dedicado ao poeta, entre outras ações à volta da obra do escritor.

A Casa da América Latina, também em Lisboa, celebra a data na tarde de domingo, 26 de março, com a Festa da Poesia. O livro “Vocação Suspendida” de Lauren Mendineuta, será apresentado por António Carlos Cortez.

Haverá leitura de poemas por Virginia Moreno (Venezuela), Carolina Bustos Beltran (Colômbia) e Rodolfo Häsler (Cuba) e “leitura livre” com os poetas Julia Wong (Peru), Ozias Filho, Ronaldo Cagiano e Maurício Vieira (Brasil), e Lauren Mendinueta (Colômbia).

Realiza-se ainda um espetáculo musical de Cristina Clara, “inspirado pelo ensaio ‘Expressão Feminina da Poesia na América’, de Cecília Meirelles”.

A Casa Fernando Pessoa, em Lisboa, promove uma Feira do Livro da Poesia de terça-feira ao próximo domingo.


Fonte: Lusa | 19 de março de 2023

 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,921,676