"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

José Tolentino Mendonça vence Prémio D. Diniz 2022

A Assírio & Alvim felicita o autor pela distinção atribuída ao livro de poesia Introdução à Pintura Rupestre, uma viagem forte e comovente pelas suas primeiras memórias.

Instituído pela Fundação Casa de Mateus, todos os anos o Prémio D. Diniz galardoa uma obra de poesia, ensaio ou ficção publicada no ano precedente à atribuição do prémio.

O júri constituído por Nuno Júdice (presidente), Fernando Pinto do Amaral e Pedro Mexia decidiu atribuir o prémio relativo a 2022 ao livro de José Tolentino Mendonça, «uma bela meditação sobre a relação do homem com o seu passado, e as imagens que dele restam, através do olhar de uma criança, e que o homem adulto procura recuperar». Exercício prodigioso de escrita, em Introdução à Pintura Rupestre cruzam-se as reminiscências dos lugares da infância, a figura mítica da fala, ou a sombra dos objetos perdidos no tempo.

SOBRE O LIVRO

Título: Introdução à Pintura Rupestre
Autor: José Tolentino Mendonça
N.º de Páginas: 64
PVP: 13,30 €
Coleção: Poesia Inédita Portuguesa


SOBRE O AUTOR
José Tolentino Mendonça
Poeta, sacerdote e professor, José Tolentino Mendonça nasceu na ilha da Madeira em 1965. Estudou Ciências Bíblicas em Roma e vive no Vaticano desde 2018. Em 2019, foi nomeado Cardeal pelo Papa Francisco; em 2022 foi anunciado como Prefeito do novo Dicastério para a Cultura e a Educação da Santa Sé. Toda a sua poesia está publicada pela Assírio & Alvim. Os seus livros têm sido distinguidos com vários prémios, entre eles o Prémio Cidade de Lisboa de Poesia (1998), o Prémio PEN Club de Ensaio (2005), o italiano Res Magnae, para obras ensaísticas (2015), o Grande Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes APE (2015), o Grande Prémio APE de Crónica (2016) e o prestigiado Prémio Capri-San Michele (2017). 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
91,183,114