"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Roteiros

Novo Trilho das Candeias entre penedos e bosques de Braga

Trata-se de um trilho circular de aproximadamente oito quilómetros, de baixa dificuldade, que percorre uma boa parte da freguesia de Tadim.

A paisagem ao longo do trilho_Junta de Freguesia de Tadim O granito e os bosques de Tadim_Junta de Freguesia de Tadim A paisagem ao longo do trilho_ Junta de Freguesia de Tadim

Está tudo preparado para a inauguração do Trilho das Candeias — que acontecerá no dia 23 de abril —, um percurso circular de aproximadamente oito quilómetros, de baixa dificuldade, que nos permite descobrir a paisagem de Tadim. "Com este projeto, Tadim passa a integrar a rede de percursos pedestres de Braga, ficando deste modo ligada ao resto do município”, referiu o executivo da Junta de Freguesia.

Devidamente assinalado, o trilho inspira-se numa crença popular que está relacionada com o estado do tempo. "Se a Nossa Senhora das Candeias estiver a rir, está o Inverno para vir; se estiver a chorar, está o Inverno a passar. Ou seja, se o tempo estiver de sol no Dia de Nossa Senhora das Candeias [a 2 de fevereiro], o Inverno ainda se prolongará; mas se chover nesse dia, o Inverno estará a acabar", recorda a Junta.

No terreno, a Capela de Nossa Senhora das Candeias dá o mote para o PR6 BRG - Trilho das Candeias, que é um convite a percorrer Tadim e a conhecer parte do seu património e natureza. "O Trilho das Candeias tentará transportar o caminhante tão para trás no tempo quanto possível, aludindo à Bouça da Lapa e àqueles que são os sinais mais antigos que se conhecem da ocupação humana do território que hoje constitui Tadim."

O percurso resgata a memória do antigo Castelo de Penafiel de Bastuço, outrora o centro administrativo de um vasto território de cerca de 100km2 que incluía trinta e seis paróquias, entre os atuais concelhos de Braga, Barcelos e Vila Nova de Famalicão. Hoje, ainda é possível ver alguns vestígios do antigo castelo, nomeadamente um imponente maciço granítico, conhecido como o Penedo do Castelo, em cima do qual se ergueria a torre principal.

O percurso junta quintas e as respetivas casas que marcavam e continuam a marcar a atividade agrícola do território. A estação de caminhos-de-ferro e o centro histórico de Tadim são outros dos pontos de interesse assinalados.

A inauguração do Trilho das Candeias está marcada para dia 23 de abril com uma caminhada solidária a favor dos Bombeiros Voluntários de Viatodos.


por Luís Octávio Costa in Público | 20 de março de 2023
Notícia no âmbito da parceria Centro Nacional de Cultura | Jornal Público

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
93,304,146