"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"Era uma vez o 25 de Abril"

Regresso às livrarias de uma obra emblemática, há muito esgotada, que conta às novas gerações o antes e o após 25 de Abril, pela voz de quem viveu a sua juventude nessa época.

A 25 de abril de 1974, José Fanha tinha 23 anos. Através de memórias, fotografias, artigos de imprensa, canções de intervenção, cartazes icónicos e muito mais, o poeta e escritor viaja pela história da longa ditadura e da revolução que instaurou a democracia. Os protagonistas, as instituições e os principais acontecimentos, do Estado Novo ao «dia inicial inteiro e limpo.»

Era Uma Vez o 25 de Abril (ed. Nuvem de Tinta) regressa às livrarias a 3 de abril.
Excerto para leitura aqui

SINOPSE

José Fanha viveu o 25 de Abril de 1974 com espanto, alegria e felicidade, como muitos outros jovens de então. Com o passar dos anos, percebeu que os jovens de hoje pouco sabem desses dias distantes. Resolveu então contar a história de como era Portugal antes da Revolução dos Cravos, como se desenrolaram os dias do 25 de abril e como surgiu o Movimento das Forças Armadas que o fez acontecer. Não quis fazer um livro de História. Quis antes falar desse período como quem conta uma história fantástica e complexa, heroica, divertida e contraditória, mas maravilhosa e verdadeira. Uma história que mudou a História.

 

SOBRE O AUTOR

José Fanha nasceu em Lisboa e licenciou-se em arquitetura. Poeta e declamador, participou em milhares de sessões de animação cultural, acompanhando o grupo dos chamados badaleiros, em que participavam José Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Francisco Fanhais, Manuel Freire, José Jorge Letria, Carlos Alberto Moniz, Fausto, entre outros. É autor de histórias e poesia para a infância, dramaturgo e dramaturgista, autor de letras para canções e textos para rádio, guionista de televisão e cinema. Tem dirigido Oficinas de Poesia e de Escrita além de desenvolver trabalho intenso de divulgação de poesia e promoção do livro e da leitura em Bibliotecas e escolas um pouco por todo o país.

Título: Era Uma Vez o 25 de Abril
Autor: José Fanha
Design: Silvadesigners
Nº de pág.: 88
Preço: 16,65 €
Nas livrarias a 3 de abril de 2023

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,893,509