"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"Era uma vez o 25 de Abril"

Regresso às livrarias de uma obra emblemática, há muito esgotada, que conta às novas gerações o antes e o após 25 de Abril, pela voz de quem viveu a sua juventude nessa época.

A 25 de abril de 1974, José Fanha tinha 23 anos. Através de memórias, fotografias, artigos de imprensa, canções de intervenção, cartazes icónicos e muito mais, o poeta e escritor viaja pela história da longa ditadura e da revolução que instaurou a democracia. Os protagonistas, as instituições e os principais acontecimentos, do Estado Novo ao «dia inicial inteiro e limpo.»

Era Uma Vez o 25 de Abril (ed. Nuvem de Tinta) regressa às livrarias a 3 de abril.
Excerto para leitura aqui

SINOPSE

José Fanha viveu o 25 de Abril de 1974 com espanto, alegria e felicidade, como muitos outros jovens de então. Com o passar dos anos, percebeu que os jovens de hoje pouco sabem desses dias distantes. Resolveu então contar a história de como era Portugal antes da Revolução dos Cravos, como se desenrolaram os dias do 25 de abril e como surgiu o Movimento das Forças Armadas que o fez acontecer. Não quis fazer um livro de História. Quis antes falar desse período como quem conta uma história fantástica e complexa, heroica, divertida e contraditória, mas maravilhosa e verdadeira. Uma história que mudou a História.

 

SOBRE O AUTOR

José Fanha nasceu em Lisboa e licenciou-se em arquitetura. Poeta e declamador, participou em milhares de sessões de animação cultural, acompanhando o grupo dos chamados badaleiros, em que participavam José Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Francisco Fanhais, Manuel Freire, José Jorge Letria, Carlos Alberto Moniz, Fausto, entre outros. É autor de histórias e poesia para a infância, dramaturgo e dramaturgista, autor de letras para canções e textos para rádio, guionista de televisão e cinema. Tem dirigido Oficinas de Poesia e de Escrita além de desenvolver trabalho intenso de divulgação de poesia e promoção do livro e da leitura em Bibliotecas e escolas um pouco por todo o país.

Título: Era Uma Vez o 25 de Abril
Autor: José Fanha
Design: Silvadesigners
Nº de pág.: 88
Preço: 16,65 €
Nas livrarias a 3 de abril de 2023

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "ÉPOCA DE CAÇA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia da hilariante comédia francesa, "ÉPOCA DE CAÇA", sobre um casal que se muda para o campo e descobre que os vizinhos usam o jardim como campo de caça, desencadeando uma guerra entre vizinhos!

Visitas
93,135,398