"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Espalhar luz na escuridão: A promessa de Lily

As memórias de Lily Ebert desde a vida antes de Auschwitz até aos dias de hoje.

As memórias do Holocausto são um testemunho da resiliência humana e este livro é um exemplo notável desse espírito. Escrito em colaboração com o seu bisneto, Dov Forman, o livro de memórias de Lily Ebert não é mais uma história sobre Auschwitz, é um relato na primeira pessoa de alguém que esteve lá e sobreviveu para ser a voz de todos os que não resistiram. A promessa de Lily chega às livrarias de todo o país com o selo da Porto Editora.

Ao contrário de muitas narrativas que se concentram apenas no período do holocausto, este livro narra toda a vida de Lily e não apenas o tempo que passou prisioneira num campo de concentração. Com esta abordagem, a autora oferece aos leitores a perceção de que um sobrevivente do Holocausto não pode ser exclusivamente definido como tal, mas que essa experiência não deixa de marcar todos os episódios da sua existência.

Nascida na Hungria e filha de judeus, Lily foi detida no decurso da II Guerra Mundial, em 1944, e enviada com a mãe e irmãos para aquele que se tornou o mais célebre campo de trabalho e extermínio do III Reich . Mas o sofrimento não terminou com a libertação e nesse momento a jovem de apenas 22 anos deu início a uma odisseia, que começou na Suíça, onde nunca se sentiu em casa, passou por Israel, onde a guerra se manteve sempre iminente, e por fim Londres, onde se fixou e deu início a uma nova fase da sua vida com a criação do Centro de Sobreviventes do Holocausto e a missão de manter viva a memória de um dos períodos mais negros da história da humanidade.

Foi no decorrer de outro evento dramático à escala global, a pandemia de COVID-19, e os confinamentos que aconteceram um pouco por todo o Mundo, que Dov Forman, bisneto de Lily, sentindo-a inquieta e respondendo à sua vontade de combater o isolamento, a desafia a partilhar a sua história online. Daí ao sucesso em plataformas como o Tik Tok e a este livro foi um pequeno passo.

SOBRE O LIVRO

Um livro incrivelmente emocionante sobre o poder da esperança e do amor para superar o pior da humanidade.
Piers Morgan
 

Um livro de memórias do Holocausto convincente, comovente, verdadeiro e, ainda assim, redentor. Um testemunho de espírito irreprimível e uma crónica familiar inesquecível, escrita em prosa lúcida por uma mulher notável sobre a sua vida desde a Hungria a Auschwitz, até Israel e Londres. Eu não consegui parar de ler
Simon Sebag Montefiore 

A promessa de Lily
1944.
É Dia do Perdão e Lily Ebert luta desesperadamente para se manter viva no campo de concentração nazi de Auschwitz. Lily quer sobreviver ao inferno para contar a sua história e ser a voz de todos os que não resistiram.
Essa mulher notável resistiu e cumpriu esse desejo, contando ao mundo os detalhes das suas terríveis experiências. Lily recorda também de forma emotiva a sua infância feliz na Hungria, a morte da mãe e dos irmãos mais novos à chegada a Auschwitz e a sua determinação em manter vivas as outras duas irmãs.
E mesmo tendo perdido tanto e vivido um terror inimaginável, Lily conseguiu recuperar e reconstruir uma nova vida para ela e para a família, sem amargura, antes com o coração cheio de esperança e compaixão.

Ver primeiras páginas  

Título: A promessa de Lily
Autor: Lily Ebert e Dov Forman
Autor: Rita Carvalho e Guerra
PVP: 18,85€
Páginas: 296 

SOBRE OS AUTORES

Lily Ebert
mora em Londres juntamente com a sua grande família, que inclui trinta e cinco bisnetos. É membro fundadora do Centro de Sobreviventes do Holocausto e recebeu a Medalha do Império Britânico por serviços prestados à educação sobre o Holocausto.

Dov Forman
Jé bisneto de Lily. Dov tinha dezasseis anos quando ficou separado da bisavó durante o isolamento forçado pela pandemia. Decidiu então ser altura para registar a incrível história de Lily para a posteridade.
Com mais de 1,5 milhão de seguidores no TikTok, Dov Forman recebeu o prêmio Points of Light por serviços prestados à educação sobre o Holocausto. 


Agenda
Teatro

O Jantar

Botique da Cultura 29 Mar a 4 Abr 2024

Teatro

La Troupe

Espaço Evoé 29 Mar 2024  |  19h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,969,472