"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

3ª Edição do programa de Residências Artísticas do Museu Bordalo Pinheiro

O Museu Bordalo Pinheiro anuncia a abertura da 3ª edição do programa Residências Artísticas Bordalo Pinheiro, um programa de residências e exposições que visa promover a produção artística contemporânea, relacionando-a com a obra e o pensamento de Rafael Bordalo Pinheiro.

Nesta terceira edição do programa Residências Artísticas Bordalo Pinheiro, serão aceites, até dia 16 de abril, candidaturas nas áreas da Pintura, Desenho, Banda Desenhada, Ilustração, Escultura, Cerâmica, Instalação, Vídeo, Fotografia, ou outras áreas, desde que enquadráveis nos objetivos do programa.

Serão selecionados quatro (4) artistas, que beneficiarão de uma remuneração de 1000 (mil) euros e de espaços de residência. Posteriormente, os resultados da residência artística serão apresentados em exposição no Museu.

Aceitam-se candidaturas individuais, de artistas emergentes ou estudantes de arte, de qualquer idade ou nacionalidade, com residência em Portugal.

Rafael Bordalo Pinheiro (1846-1905) foi um artista polivalente, trabalhando em áreas tão diversas como o desenho humorístico, a cerâmica ou a banda desenhada. Foi também um artista que refletiu de forma crítica o quotidiano cultural, político e social da época em que viveu. Um homem de convicções cívicas e políticas, que defendeu valores como a liberdade de pensamento, a denúncia das injustiças ou desigualdades e, claro está, o humor.

É nessa polivalência artística e nesses valores que se alicerça o presente programa de residências e exposições do Museu Bordalo Pinheiro, um museu fundado em 1916, fruto da visão e do empenho do colecionador Ernesto Cruz Magalhães, seu admirador incondicional e quem mandou erigir a moradia para o efeito.

Leia aqui o regulamento do programa Residências Artísticas Bordalo Pinheiro

Datas e Prazos

Prazo de apresentação de propostas: 16 de abril de 2023
Anúncio dos resultados: até 3 de maio de 2023
Período de reclamações: 4 a 11 de maio de 2023
Anúncio público dos artistas residentes: 18 de maio de 2023
Início do período de residência: 1 de junho de 2023
Fim do período de residência: 2 de julho de 2023
Exposição e/ou apresentação: a partir de 13 de julho de 2023
Informações e esclarecimentos: info@museubordalopinheiro.pt

>> Saiba mais aqui

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
92,448,583