"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Marinha Grande aposta no turismo industrial para provar que é “terra inovadora”

O turismo industrial é uma forte aposta da Marinha Grande para provar que este concelho do distrito de Leiria é uma “terra inovadora e de tecnologias de ponta”, afirmou o presidente do município.

“Muitas vezes, [a Marinha Grande] ainda é olhada por aquelas peças de vidro que eram sopradas nas fábricas antigas. Hoje, a Marinha Grande é muito mais que isso: a parte tecnológica, o desenvolvimento da própria cidade, tem muito mais do que apenas o vidro”, defendeu Aurélio Ferreira, em declarações à agência Lusa.

A chamada “capital do vidro” mantém a tradição, profundamente vinculada à história e crescimento do concelho.

Mas também acolhe alguma da mais moderna tecnologia do setor e “muitas outras valências”, nomeadamente nos moldes e plásticos, pelo que o turismo industrial se afigura como “um projeto interessante para divulgar a Marinha Grande”.

O município, que faz parte do Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa do Turismo Industrial, participa na segunda edição da iniciativa nacional “À descoberta do Turismo Industrial”, que se realiza de 10 a 16 de abril.

“A Marinha Grande não pode ficar de fora de um projeto nacional como este do Turismo de Portugal. Somos das cidades industriais do país. Queremos mostrar a nossa tecnologia, provar que a Marinha Grande é uma terra inovadora e de tecnologias de ponta”, realçou.

Uma das propostas são as visitas guiadas à fábrica Crisal, que junta as componentes histórica e moderna da indústria, destacou o autarca.

“A visita à Crisal compila as duas coisas: história do vidro antigo e artesanal com o vidro automático, que é sempre extraordinário de fazer e ver fazer. Ver fazer copos ou garrafas é sempre entusiasmante para quem nunca imaginou como se faz”.

Ao longo do ano há diversas propostas de turismo industrial nas unidades do concelho, por reserva e dependendo da disponibilidade. Mas na iniciativa “À descoberta do Turismo Industrial” algumas empresas da Marinha Grande estarão “de portas abertas para quem as quiser visitar”, naqueles dias de abril Além da Crisal, será também possível descobrir a linha de produção de moldes e peças plásticas da Planimolde, S.A., acompanhar demonstrações de fabrico de vidro e vidro soprado ao vivo no estúdio Poeiras Glass, visitar as oficinas de artesanato em vidro trabalhado ao vivo, onde estará exposta a peça comemorativa da primeira edição da iniciativa, em 2022, criada e executada na Marinha Grande.

O programa está disponível ‘online’ em https://bit.ly/42vn7H0 e compreende também ateliês infantis de pintura sobre vidro e visitas à exposição “Esculpir o aço”, comentada por um antigo trabalhador da indústria de moldes.


Fonte: Lusa | 24 de março de 2023

Agenda
Passeios e Visitas

Pernas Pr'Andar

Centro Ciência Viva do Lousal 29 Mar 2024  |  10h30

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,965,932