"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Marinha Grande aposta no turismo industrial para provar que é “terra inovadora”

O turismo industrial é uma forte aposta da Marinha Grande para provar que este concelho do distrito de Leiria é uma “terra inovadora e de tecnologias de ponta”, afirmou o presidente do município.

“Muitas vezes, [a Marinha Grande] ainda é olhada por aquelas peças de vidro que eram sopradas nas fábricas antigas. Hoje, a Marinha Grande é muito mais que isso: a parte tecnológica, o desenvolvimento da própria cidade, tem muito mais do que apenas o vidro”, defendeu Aurélio Ferreira, em declarações à agência Lusa.

A chamada “capital do vidro” mantém a tradição, profundamente vinculada à história e crescimento do concelho.

Mas também acolhe alguma da mais moderna tecnologia do setor e “muitas outras valências”, nomeadamente nos moldes e plásticos, pelo que o turismo industrial se afigura como “um projeto interessante para divulgar a Marinha Grande”.

O município, que faz parte do Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa do Turismo Industrial, participa na segunda edição da iniciativa nacional “À descoberta do Turismo Industrial”, que se realiza de 10 a 16 de abril.

“A Marinha Grande não pode ficar de fora de um projeto nacional como este do Turismo de Portugal. Somos das cidades industriais do país. Queremos mostrar a nossa tecnologia, provar que a Marinha Grande é uma terra inovadora e de tecnologias de ponta”, realçou.

Uma das propostas são as visitas guiadas à fábrica Crisal, que junta as componentes histórica e moderna da indústria, destacou o autarca.

“A visita à Crisal compila as duas coisas: história do vidro antigo e artesanal com o vidro automático, que é sempre extraordinário de fazer e ver fazer. Ver fazer copos ou garrafas é sempre entusiasmante para quem nunca imaginou como se faz”.

Ao longo do ano há diversas propostas de turismo industrial nas unidades do concelho, por reserva e dependendo da disponibilidade. Mas na iniciativa “À descoberta do Turismo Industrial” algumas empresas da Marinha Grande estarão “de portas abertas para quem as quiser visitar”, naqueles dias de abril Além da Crisal, será também possível descobrir a linha de produção de moldes e peças plásticas da Planimolde, S.A., acompanhar demonstrações de fabrico de vidro e vidro soprado ao vivo no estúdio Poeiras Glass, visitar as oficinas de artesanato em vidro trabalhado ao vivo, onde estará exposta a peça comemorativa da primeira edição da iniciativa, em 2022, criada e executada na Marinha Grande.

O programa está disponível ‘online’ em https://bit.ly/42vn7H0 e compreende também ateliês infantis de pintura sobre vidro e visitas à exposição “Esculpir o aço”, comentada por um antigo trabalhador da indústria de moldes.


Fonte: Lusa | 24 de março de 2023

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites duplos para o espetáculo "City of Glass"

Em parceira com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o concerto de Daniel Bernardes Trio & Coro Ricercare que terá lugar no próximo dia 2 de março (sábado), às 21h30. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "NO WAY UP - SEM SAÍDA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia de um inquietante thriller, NO WAY UP - SEM SAÍDA, sobre luta pela sobrevivência depois da queda de um avião no Oceano Pacífico. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
88,919,705