"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Politólogo português apresenta análise pluridisciplinar da mobilização totalitária de Hitler

O que destingiu o nazismo de Hitler do nacionalismo alemão? Como conquistaram os nazis as mais variadas franjas do eleitorado alemão?

Quais eram as aspirações locomotoras do regime? E que palco tinha a obsessão racial na sua base ideológica? Procurando aliar rigor científico e legibilidade, Henrique Varajidás, professor e investigador na área da ciência política, apresenta-nos, no livro A Vertigem Nazi: Fins e Meios no Regime de Hitler, respostas sólidas para estas e outras questões, reconstruindo, a partir de uma vasta gama de fontes, os móbeis, a marcha vertiginosa e as perspetivas do nazismo, entre 1919 e 1941. A Vertigem Nazi chega à rede livreira nacional estando, desde já, disponível em pré-venda no site da editora.

Neste seu invulgar A Vertigem Nazi: Fins e Meios no Regime de Hitler, Henrique Varajidás procurou distanciar-se das habituais lições morais e civilizacionais a retirar dos atos hediondos do regime de Hitler. Aqui o foco, diz, «não é “a História pela História” […], é determinar de modo tão frio e objetivo quanto possível: primeiro, os verdadeiros fins do regime enquanto artefacto político (isto é, os fins que os seus líderes de facto, e não dirigentes secundários, críticos ou opositores, lhe atribuíam); e, segundo, a sua capacidade para perseguir e atingir esses fins».

Para chegar a esse compromisso, o autor, doutorado em Ciência Política e Relações Internacionais, partiu para uma profunda investigação que respondesse a questões-chave para compreender o quão apto a precisar, perseguir e atingir os seus fins se pode dizer, afinal, que o regime de Hitler era, antes de se ter «afastado cada vez mais da possibilidade de concretizar sequer um simulacro das suas intenções originais, descontrolando?se por entre uma obsessão sisifiana», e de embarcar em «aventuras diplomático?militares suicidas».

Que ideias distinguiam Adolf Hitler no seio do nacionalismo alemão? Qual o lugar da ideologia racial na respetiva hierarquia de prioridades? Que relações estabeleceram os nazis com as elites e massas alemãs? Que políticas concretas – na segurança interna, sociedade, economia, cultura e política externa – começaram por animar o seu regime? Em que medida as intenções originais embutidas nessas políticas se foram concretizando no decurso dos anos 30 do século XX? Qual a relação dessas aspirações com a escalada de radicalização e expansionismo de 1938 a 1941?

Um livro acessível, mas com alto valor académico, que resulta de uma rigorosa investigação, A Vertigem Nazi: Fins e Meios no Regime de Hitler é uma edição Guerra e Paz.

 A Vertigem Nazi: Fins e Meios no Regime de Hitler

Henrique Varajidás
Não-Ficção / História
256 páginas · 15x23 · 17 €

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,922,133