"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Bernardo Lopes vence Prémio LSF

O realizador é o grande vencedor do Prémio LSF no valor de 125 mil euros.

Universidade Lusófona. Para comemorar a data, a universidade promoveu um concurso de apoio à escrita, desenvolvimento e produção de uma longa-metragem, em articulação com a LSF - Lusófona Filmes e o departamento de Cinema e Artes dos Media.

Entre dezenas de candidaturas, o projeto de ficção “Amanhã Já Não Chove”, de Bernardo Lopes, foi o escolhido pelo júri como o projeto vencedor do concurso. O anúncio foi feito este mês através dos meios de comunicação oficiais da Universidade Lusófona.

Depois de vencer o Prémio Sophia e o Prémio Nico em 2021, Bernardo Lopes angaria agora com este prémio uma verba de 125 mil euros para a produção da sua primeira longa-metragem de ficção. O filme será rodado integralmente em Loulé e a produção está prevista decorrer até ao final deste ano.

Numa entrevista dada em exclusivo à Universidade Lusófona, Lopes refere que “este concurso é fundamental para colmatar as poucas possibilidades de financiamento que os jovens autores têm à sua disposição em Portugal, sendo essa uma das maiores lacunas do panorama cinematográfico português”.

Amanhã Já Não Chove é uma produção Omaja, em associação com a Lusófona Filmes e em co-produção com a produtora brasileira Capuri. 

Sobre Bernardo Lopes:
Fonte: Linkedin

Bernardo Lopes (n. 1994) é realizador, argumentista e produtor na Omaja.

Realizou duas longa-metragens em documentário e quatro curtas-metragens de ficção com prémios e selecções em festivais nacionais e internacionais de prestígio (Prémios Sophia, Indielisboa, Huesca, Vila do Conde, Lisbon & Estoril, Chelsea, Tangier, Orlando, entre outros).

Fundou a produtora cinematográfica Omaja, onde tem vindo a produzir várias longas-metragens, curtas-metragens e videoclipes.

Em 2021, foi distinguido com o Prémio Sophia e Prémio Nico pela Academia Portuguesa de Cinema.

Em 2022, o seu filme Moço (2020) foi premiado pelos César - Academia Francesa de Cinema nos Les Nuits en Or, como um dos trinta melhores filmes do ano.

Neste momento, está em pré-produção da sua primeira longa-metragem Amanhã Já Não Chove e a terminar a série Lugar 54, da RTP, com estreia marcada para este ano.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,808,696