"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Aline Frazão celebra 10º Aniversário de “Movimento" com lançamento em vinil

A cantora e compositora angolana Aline Frazão celebra o 10º aniversário de “Movimento", o seu segundo álbum editado em 2013 pela PontoZurca, com um lançamento em vinil.

Disponível a partir de 31 de março na Drogaria Central Loja de Discos em Almada, é a primeira vez que a cantora lança uma edição em vinil.

“Movimento” foi um dos seus álbuns mais aclamados pela crítica e pelo público e, para além dos temas da autoria de Aline Frazão, conta com uma parceria inédita com o poeta e letrista angolano Carlos Ferreira "Cassé" e com um poema de Alda Lara musicado por Aline.

A acompanhar a cantora estão Marco Pombinho (piano e Rhodes), Francesco Valente (baixo e contrabaixo) e Marcos Alves (bateria e percussão).

O álbum, gravado e misturado por Sérgio Milhano no Estúdio PontoZurca, conta ainda com a participação dos músicos cabo-verdianos Miroca Paris (percussão) e Vaiss Dias (cavaquinho e guitarra).

Nas palavras de Aline: “o "Movimento" transformou-me para sempre como compositora, como cantora, como produtora. Foi o primeiro álbum no qual assinei a produção musical, mas toda aquela intensa aventura de estúdio foi muito mais do que uma assinatura. Foi um laboratório sonoro que me permitiu afinar uma linguagem que misturava a música popular angolana com o jazz, flertando abertamente com o Brasil e com Cabo Verde. Ritmos como a rebita, o semba e o kilapanga foram ali reinterpretados de acordo com a visão de aquilo que eu considerava ser uma nova geração de músicos angolanos. Ao meu lado via Toty Sa'Med, Gari Sinedima, Selda, Irina Vasconcelos, Sandra Cordeiro, MCK e diante de nós, abrindo caminho, André Mingas, Filipe Mukenga, Paulo Flores entre tantos outros. Esse é o "Movimento". Essa é a promessa. O corpo em dança, o verso solto, as seis cordas do meu violão e "o tambor que vos guia no improviso" regressam agora em vinil numa edição que celebra a primeira década deste álbum, editado pela PontoZurca. Celebrar é preciso. Acreditar também.

Aline Frazão  

  

VER "Movimento" Live Sessions (2013) 
VER EPK "Movimento" 

Biografia 
Aline Frazão
(n. 1988) é cantora, compositora, produtora e performer angolana. Nasceu e cresceu em Luanda, cidade que inspira até hoje grande parte das suas canções. Lançou cinco álbuns originais: Clave Bantu (2011), Movimento (2013), Insular (2015), Dentro da Chuva (2018) e Uma Música Angolana (2022). É ainda a compositora da banda sonora do filme angolano "Ar Condicionado" (2020), realizado por Fradique. Com uma carreira de mais de uma década, Aline Frazão apresentou o seu trabalho em palcos por toda a Europa, Brasil e vários países africanos, como Angola, Cabo Verde, Quénia, Moçambique e República Democrática do Congo. Além de seu trabalho a solo, também faz parte do projeto de jazz “Julia Hulsmann Oktett” como cantora. Em 2020 iniciou uma colaboração com a companhia de Pippo Delbono (Itália) para a criação da peça teatral "Amore", que se encontra em digressão europeia desde então. Aline publicou vários contos, crónicas e ensaios. Estudou Ciências da Comunicação na Universidade NOVA de Lisboa e tem sido uma voz ativa em Angola como ativista feminista, pela democracia e justiça social. Reside atualmente em Berlim.

A digressão internacional de Aline Frazão irá passar pelos seguintes locais:
01.04 SÃO PAULO - Casa de Francisca (Solo)
05.04 BELO HORIZONTE (ft. Vitor Santana) - Teatro de Bolso Sesiminas
25.04 BERLIN - Gretchen 
26.04 PRAGUE - Jazz Dock 
27.04 MUNICH - Ampere
28.04 KARLSRUHE - Tollhaus
29.04 MUNSTER - Hot Jazz Club
05.05 MONHEIM - Kulturwerke ( Julia Hulsmann Oktett)
06.05 BAD HOMBURG - Kulturbahnhof ( Julia Hulsmann Oktett)
11.05 JAZZFEST BONN (Heaven's Steps to Seven)
20.05 LISBOA - Junta-te Ao Jazz
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites duplos para o espetáculo "City of Glass"

Em parceira com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o concerto de Daniel Bernardes Trio & Coro Ricercare que terá lugar no próximo dia 2 de março (sábado), às 21h30. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "NO WAY UP - SEM SAÍDA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia de um inquietante thriller, NO WAY UP - SEM SAÍDA, sobre luta pela sobrevivência depois da queda de um avião no Oceano Pacífico. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
88,940,958