"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Aline Frazão celebra 10º Aniversário de “Movimento" com lançamento em vinil

A cantora e compositora angolana Aline Frazão celebra o 10º aniversário de “Movimento", o seu segundo álbum editado em 2013 pela PontoZurca, com um lançamento em vinil.

Disponível a partir de 31 de março na Drogaria Central Loja de Discos em Almada, é a primeira vez que a cantora lança uma edição em vinil.

“Movimento” foi um dos seus álbuns mais aclamados pela crítica e pelo público e, para além dos temas da autoria de Aline Frazão, conta com uma parceria inédita com o poeta e letrista angolano Carlos Ferreira "Cassé" e com um poema de Alda Lara musicado por Aline.

A acompanhar a cantora estão Marco Pombinho (piano e Rhodes), Francesco Valente (baixo e contrabaixo) e Marcos Alves (bateria e percussão).

O álbum, gravado e misturado por Sérgio Milhano no Estúdio PontoZurca, conta ainda com a participação dos músicos cabo-verdianos Miroca Paris (percussão) e Vaiss Dias (cavaquinho e guitarra).

Nas palavras de Aline: “o "Movimento" transformou-me para sempre como compositora, como cantora, como produtora. Foi o primeiro álbum no qual assinei a produção musical, mas toda aquela intensa aventura de estúdio foi muito mais do que uma assinatura. Foi um laboratório sonoro que me permitiu afinar uma linguagem que misturava a música popular angolana com o jazz, flertando abertamente com o Brasil e com Cabo Verde. Ritmos como a rebita, o semba e o kilapanga foram ali reinterpretados de acordo com a visão de aquilo que eu considerava ser uma nova geração de músicos angolanos. Ao meu lado via Toty Sa'Med, Gari Sinedima, Selda, Irina Vasconcelos, Sandra Cordeiro, MCK e diante de nós, abrindo caminho, André Mingas, Filipe Mukenga, Paulo Flores entre tantos outros. Esse é o "Movimento". Essa é a promessa. O corpo em dança, o verso solto, as seis cordas do meu violão e "o tambor que vos guia no improviso" regressam agora em vinil numa edição que celebra a primeira década deste álbum, editado pela PontoZurca. Celebrar é preciso. Acreditar também.

Aline Frazão  

  

VER "Movimento" Live Sessions (2013) 
VER EPK "Movimento" 

Biografia 
Aline Frazão
(n. 1988) é cantora, compositora, produtora e performer angolana. Nasceu e cresceu em Luanda, cidade que inspira até hoje grande parte das suas canções. Lançou cinco álbuns originais: Clave Bantu (2011), Movimento (2013), Insular (2015), Dentro da Chuva (2018) e Uma Música Angolana (2022). É ainda a compositora da banda sonora do filme angolano "Ar Condicionado" (2020), realizado por Fradique. Com uma carreira de mais de uma década, Aline Frazão apresentou o seu trabalho em palcos por toda a Europa, Brasil e vários países africanos, como Angola, Cabo Verde, Quénia, Moçambique e República Democrática do Congo. Além de seu trabalho a solo, também faz parte do projeto de jazz “Julia Hulsmann Oktett” como cantora. Em 2020 iniciou uma colaboração com a companhia de Pippo Delbono (Itália) para a criação da peça teatral "Amore", que se encontra em digressão europeia desde então. Aline publicou vários contos, crónicas e ensaios. Estudou Ciências da Comunicação na Universidade NOVA de Lisboa e tem sido uma voz ativa em Angola como ativista feminista, pela democracia e justiça social. Reside atualmente em Berlim.

A digressão internacional de Aline Frazão irá passar pelos seguintes locais:
01.04 SÃO PAULO - Casa de Francisca (Solo)
05.04 BELO HORIZONTE (ft. Vitor Santana) - Teatro de Bolso Sesiminas
25.04 BERLIN - Gretchen 
26.04 PRAGUE - Jazz Dock 
27.04 MUNICH - Ampere
28.04 KARLSRUHE - Tollhaus
29.04 MUNSTER - Hot Jazz Club
05.05 MONHEIM - Kulturwerke ( Julia Hulsmann Oktett)
06.05 BAD HOMBURG - Kulturbahnhof ( Julia Hulsmann Oktett)
11.05 JAZZFEST BONN (Heaven's Steps to Seven)
20.05 LISBOA - Junta-te Ao Jazz
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,898,433