"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Amérika, o primeiro romance de Kafka, é um exemplo de humor. Uma surpresa

Um dos mais importantes e intrigantes livros do século xx, Amérika, o primeiro romance de Franz Kafka, descreve a jornada bizarra de um jovem imigrante alemão de 16 anos, enviado para os Estados Unidos da América após um escândalo sexual no seu país de origem.

Inacabada, a obra só viria a ser publicada postumamente e revela uma faceta pouco conhecida de Kafka, em que o humor se alia à crítica social e humana. Praticamente um século depois, a obra ganha uma nova vida, numa tradução de Paulo Cortesão Branco, incluída pela Guerra e Paz na coleção «Admirável Mundo do Romance». Amérika estará disponível, quer na rede livreira nacional, quer no site da editora, a partir do dia 4 de abril 2023.

Genial tratamento do absurdo e do surreal, Amérika convida-nos a acompanhar a invulgar história de Karl Rossmann, um adolescente alemão que é enviado para os EUA, pela sua família, após ter sido violado pela sua criada de 35 anos. Ao chegar à América, uma sociedade enigmática e hostil, Karl entra num mundo desconhecido e opressivo, onde irá enfrentar um turbilhão de reveses vertiginosos, estranhas proezas e aventuras picarescas, que o irão fazer confrontar-se novamente com a ameaça do abuso sexual.

Pese embora todos os desafios, contradições e esforços de Karl para se afirmar, o protagonista nunca perde o seu principal traço de carácter: um incontido otimismo. E a verdade é que Kafka, a par do retrato por vezes ameaçador da vida moderna, povoa este seu primeiro romance de uma alegria e por vezes de uma luminosidade muito pouco kafkianas.

Publicado postumamente, e apesar de nunca ter sido terminado pelo autor, Amérika é uma obra essencial da literatura moderna e a sua leitura é indispensável. É justamente por isso recuperado pela Guerra e Paz, numa novíssima edição que será incluída na sua coleção «Admirável Mundo do Romance», que traz aos leitores portugueses clássicos recentes da literatura universal.

Admirável Mundo do Romance
Amérika
Franz Kafka
Ficção / Romance
264 páginas · 15×23 · 18 €

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
93,304,381