"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Escrever não tem de ser difícil

Mensagens, emails, relatórios, publicações nas redes sociais, apresentações ou discursos. Estas são apenas algumas das infindáveis situações do quotidiano em que qualquer pessoa recorre à escrita. 

Mas será que o faz de forma eficaz, impactante e ajustada aos objetivos? Foi por fazer demasiadas vezes esta questão que Martim Mariano decidiu escrever Dar a volta ao texto, um guia prático de copywriting e criação de conteúdos, disponível a partir de 4 de maio de 2023, com chancela Ideias de Ler.

Num registo simples e prático, Dar a volta ao texto conduz os leitores entre conceitos e conhecimentos fundamentais para quem escreve, de forma amadora ou profissional, e, com dezenas de exemplos, regras, técnicas e exercícios, pretende provar a todos que escrever não tem de ser difícil.

Num período em que softwares como o ChatGPT ameaçam tornar obsoleto o trabalho de copywriter, Martim Mariano não se mostra assustado, mas sim entusiasmado, e dedica algumas páginas à relação entre a Inteligência Artificial e a escrita, acreditando que esta é uma ferramenta poderosíssima, que pode ser muito útil para os escritores, mas que não os substituirá por completo. 

 

CRÍTICAS 

“Vivemos no tempo do ápice. Do instante. Do já. Do agora. Em que a atenção se perde num estalar de dedos. E o Martim, que cresceu numa redação e que dela começou por fazer vida, sabe isso muito bem. Quando há pouco tempo, a arte está em dizer muito, de forma eficaz. E isso não está ao alcance de todos.”
Rita Marrafa de Cavalho, jornalista

“Sempre que leio algo que o Martim escrevu, sinto-me como quem vai a subir, lentamente, a montanha-russa. Até podemos começar suavemente, mas sei que, a qualquer momento, me vai arrebatar. Umas vezes provoca-me o riso, outras o choro. Inquieta-me e faz-me viajar para locais onde nunca estive com pessoas que nunca conheci. Desperta-me a imaginação como muitos filmes não conseguem. Este rapaz tem um dom.”
Carla Rocha, radialista e formadora

SOBRE O LIVRO

Dar a volta ao texto
Nunca como agora usámos tanto as palavras. Comunicamos por escrito a toda a hora, por motivos pessoais ou em contexto profissional, e pelas mais variadas razões: partilhar conteúdos, conquistar seguidores ou vender um produto, ideia ou serviço.
Escrever bem, de modo eficaz e de forma persuasiva é determinante para captarmos a atenção do nosso público e sermos bem-sucedidos.
Em Dar a volta ao texto, Martim Mariano reúne tudo o que aprendeu ao longo de 15 anos de experiência como copywriter e criador de conteúdos, e que ensina regularmente nos seus workshops:

• Estratégias para captar a atenção dos leitores
• Dicas para escrever em diferentes contextos: email, redes sociais, negócios, blogues…
• Regras para criar um texto bem escrito
• Técnicas para um storytelling inesquecível
• Conselhos para lidar com a crítica e viver da escrita 

Título: Dar a volta ao texto
Autor: Martim Mariano
Páginas: 264
PVP: 17,75€

Ver primeiras páginas  

SOBRE O AUTOR

Martim Mariano
Venceu um prémio literário na escola secundária e mais tarde, sem saber bem porquê, licenciou-se em Educação de Infância. À procura do que realmente o inspirava, inscreveu-se numa pós-graduação em Jornalismo que lhe abriu as portas da SIC. Uns tempos depois, o estágio do mestrado transformou-se numa proposta de trabalho na estação televisiva – foi o início de uma relação de 8 anos.
Em 2018, saltou para uma nanoagência de marketing digital, da qual saiu um ano depois, para entrar na BBDO Portugal, onde esteve até a filha lhe dizer que tinha muitas saudades suas. Nesse dia, tomou a decisão que viria a mudar a sua vida para sempre: começar a trabalhar por conta própria.
Já deu palestras um pouco por todo o país (incluindo no recinto de uma feira agrícola, na Ilha Terceira). Desde 2016, dá formação a particulares e empresas nas áreas de Storytelling, Copywriting, Criatividade e Escrita Criativa.
É um apaixonado pelas palavras e pela escrita. E pela família ainda mais.
Nos tempos livres, e menos livres, devora livros, com os quais gasta grande parte do dinheiro que vai ganhando a trabalhar. 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites duplos para o espetáculo "City of Glass"

Em parceira com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o concerto de Daniel Bernardes Trio & Coro Ricercare que terá lugar no próximo dia 2 de março (sábado), às 21h30. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "NO WAY UP - SEM SAÍDA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia de um inquietante thriller, NO WAY UP - SEM SAÍDA, sobre luta pela sobrevivência depois da queda de um avião no Oceano Pacífico. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
88,963,807