"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

A história secreta da rede de cunhas e favores do Estado Novo

Salazar Confidencial é uma grande investigação do jornalista Marco Alves.

Pedidos de cargos, favorecimentos ou até ajuda para resolver questões com amantes: foram milhares as cartas que António de Oliveira Salazar recebeu durante os anos em que governou o país e que revelam uma rede de influências até agora desconhecida. Salazar Confidencial é o primeiro grande trabalho de análise e estudo de um arquivo onde constam mais de seis mil nomes e setenta mil folhas de carta, cartões, relatórios, fotografias e outros documentos. Da autoria de Marco Alves e publicada pela Ideias de Ler, esta obra chega às livrarias de todo o país no dia 18 de maio de 2023.

Entre ministros, deputados, amigos, familiares, juízes, padres, militares e muitos mais, encontram-se mensagens de diversas figuras que a história esqueceu, mas também de outras que celebrizou, como Humberto Delgado, ou que continuaram a ser figuras destacadas após a queda do regime. Estes documentos expõem a proximidade e intimidade de um regime sustentado em cunhas e favores e mostram que Salazar, para além de ter usado os privilégios do cargo em benefício próprio, acedeu a um grande número dos pedidos que recebeu, deitando por terra a reputação de político ético e rigoroso que construiu e que foi mantida até à atualidade.

Enquanto a mão visível da máquina do Estado exercia a opressão sobre a população e ferramentas como a censura ou a polícia política serviam o propósito de manter o regime, esta mão invisível usava a mesma máquina para, contornando as regras impostas pela própria, resolver os problemas do Presidente do Conselho de Ministros e dos que lhe estavam próximos. Este livro é, assim, um mergulho na vida privada do regime que, quase 50 anos após o seu fim, continuava por se descobrir. 

SOBRE O LIVRO
Salazar Confidencial
Durante quatro décadas, António de Oliveira Salazar recebeu milhares de cartas de amigos, familiares, ministros, padres e figuras ilustres da elite do Estado Novo. Mendigavam ao presidente do Conselho favores, ajudas e cunhas para obterem um cargo, uma promoção, uma casa em Lisboa ou uma palavra de Salazar para intervir em todo o tipo de problemas, incluindo em processos judiciais e em casos de crime, violência e adultério envolvendo figuras notáveis da sociedade.
É a primeira vez que toda a correspondência particular enviada a Oliveira Salazar é tratada para um livro, numa investigação exaustiva sobre 2446 processos individuais, de onde se analisaram 70243 páginas de cartas, relatórios, currículos e fotografias.
Os documentos mostram os surpreendentes bastidores do Estado Novo, expondo a intimidade de um regime sustentado em cunhas e favorecimentos pessoais. 

Título: Salazar Confidencial
Autor: Marco Alves
Páginas: 372
PVP: 19,99€

Ver primeiras páginas  

SOBRE O AUTOR

Marco Alves
É jornalista, nasceu em 1977 e vive em Lisboa. Está desde 2011 na revista Sábado, onde atualmente escreve sobre política nacional e temas relacionados com o exercício de cargos políticos: corrupção, endogamia, contratação pública, peculato e tráfico de influências. É autor de vários artigos sobre António de Oliveira Salazar e o Estado Novo. Escreve semanalmente sobre livros no Jornal de Negócios. 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A ARCA DE NOÉ - A AVENTURA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia do filme de animação "A Arca de Noé - A Aventura". Uma abordagem divertida a uma das histórias mais icónicas e conhecidas de sempre, com humor e personagens adoráveis à mistura! 

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores apurados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário". Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
90,936,671