"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Centenário de Eduardo Lourenço

Pensador e ensaísta português é homenageado por José Jorge Letria na edição comemorativa de A História É a Suprema Ficção.

Figura sem paralelo entre os intelectuais portugueses dos séculos XX e XXI, pensador de lucidez e vivacidade ímpares, mestre do ensaio livre, para lá das heranças, e «marginal consagrado», nas palavras de Mário Cláudio, Eduardo Lourenço faria esta semana cem anos. E é esse centenário que se celebra na edição comemorativa de Eduardo Lourenço: A História é a Suprema Ficção, obra que resulta da transcrição da longa entrevista biográfica concedida a José Jorge Letria em 2014, em que além do seu admirável percurso de vida, faz um retrato extremamente atual de Portugal e do mundo ontem e hoje. Esta novíssima edição em capa dura, com a chancela da Guerra e Paz e o apoio da Sociedade Portuguesa de Autores, inclui um prefácio atualizado de José Jorge Letria, um texto elogioso de Mário Soares, fotografias de Eduardo Lourenço, um fac-símile da primeira e última página do manuscrito Heterodoxia e ainda frases tributo de grandes autores, de José Cardoso Pires a Onésimo Teotónio de Almeida, de David Mourão-Ferreira a António Ramos Rosa. 

«E assim se exalta a obra e se celebra o homem […] Um homem que traz consigo a densa sabedoria da terra e que, por isso, foi talhado para falar com as estrelas como se desafiasse um país soturno e cabisbaixo a tornar-se grande somente naquilo em que crê». É desta forma que José Jorge Letria homenageia, uma vez mais, o extraordinário legado de Eduardo Lourenço no prefácio que inaugura esta nova edição de Eduardo Lourenço: A História É a Suprema Ficção, livro resultante da entrevista-memória que teve a oportunidade de lhe fazer, há 9 anos,

Na obra, agora recuperada pela ocasião do centenário do seu nascimento, o maior e mais livre pensador de Portugal e da cultura portuguesa, fala-nos da sua paixão por Portugal, esse país «ressonhado, reinventado, quase totalmente onírico, o país que Padre António Vieira imaginou, mas em miniatura; um Portugal que é o império universal de Cristo e, depois, da Mensagem, o qual, embora seja outra coisa, é o sonho mais próximo de nós: um país que é uma espécie de Menino Jesus das nações, como diria Agostinho da Silva.» Uma paixão consolidada pelo efeito distanciador da ausência. E é também desse tempo em que viveu longe de Portugal, numa atmosfera intelectual de liberdade, que nos fala o Prémio Camões e Prémio Pessoa.

Recorda-se ainda nesta conversa com Letria, a análise – extremamente atual – que Eduardo Lourenço fez do futuro da Europa «existe não uma, mas várias Europas. Cada nação europeia, umas mais, outras menos, é a Europa do seu ponto de vista. Todas são Europa. Mas Europa como sujeito histórico-político, por enquanto, não existe senão como veleidade de ser.» Sublinhando a sua paixão pela História, «a ficção das ficções», e contestando o conceito de História Universal, fala-nos também do rumo do nosso Mundo: «numa altura em que pensávamos, em vários sentidos, que a Humanidade atingira padrões de autoconhecimento, de capacidade para se autogerir, estamos confrontados com questões para as quais não há resposta ainda». Com o jeito original que sempre o caracterizou, confessou que «gostava de cá estar daqui a cinquenta anos para ver como isto vai ser».

Na nota final, assinada por Mário Soares em 2014 e que agora é incluída nesta nova edição, o antigo chefe de Estado elogia, a par dos treze grandes autores que prestam tributo a Eduardo Lourenço, este livro, «do nosso maior pensador, com a inteligência e a modéstia que lhe são reconhecidas, em Portugal e no estrangeiro, representa algo que não deve deixar de ser lido e meditado».

Uma edição de colecionador da Guerra e Paz, em capa dura, que inclui fotografias do homenageado e um fac-símile da primeira e última página do manuscrito HeterodoxiaEduardo Lourenço: A História É a Suprema Ficção chega à rede livreira nacional no dia 30 de maio de 2023. Este é um livro da coleção «O Fio da Memória», que resulta da parceria entre a editora e a Sociedade Portuguesa de Autores.

Eduardo Lourenço: A História É a Suprema Ficção
Diálogo com José Jorge Letria
Não-Ficção / Biografia
Colecção «O Fio da Memória»
144 páginas · 15×20 · 16€
Guerra e Paz, Editores

Agenda
Exposições

Reparar/Repair

Hangar - Centro de Investigação Artística 28 Mar a 11 Mai 2024

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,895,824