"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

APOM atribuiu distinção à XXII Bienal Internacional de Arte de Cerveira

A Fundação Bienal de Arte de Cerveira recebeu uma menção honrosa da Associação Portuguesa de Museologia (APOM) na categoria Projeto Internacional com a “XXII Bienal Internacional de Arte de Cerveira” (2022). 

A cerimónia decorreu na passada sexta-feira, 26 de maio, no Museu do Ar, em Sintra, e contou com a presença de cerca 200 profissionais da área do Património, em representação de dezenas de instituições.

Nas palavras do presidente da Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC), Rui Teixeira: “Esta distinção vem reconhecer e celebrar o trabalho desenvolvido ao longo destes 44 anos e premeia uma nova estratégia orgânica e programática, centrada na internacionalização, na educação e numa maior aproximação aos públicos”. Para Rui Teixeira, este prémio sublinha o crescimento e consolidação da Bienal Internacional de Arte de Cerveira e “é dedicado aos sócios fundadores da FBAC, à direção e direção artística, à equipa, aos artistas, aos patrocinadores e parceiros e a todos os que tornam possível dar continuidade à nossa utopia”.

A edição de 2022 ficou ainda marcada por ter, pela primeira vez, uma mulher a assumir direção artística. No seu discurso a diretora artística da XXII BIAC, Helena Mendes Pereira, relembrou a importância de haver uma maior representatividade e diversidade nas equipas e nos projetos das instituições culturais, em sintonia com o mundo de hoje. “Este prémio é muito simbólico, pois premeia a FBAC por ter tido a coragem de ser diversa”, referiu. 

De referir que a edição deste ano contou com cerca de 150 candidaturas, provenientes de todo o território nacional. Para o Museu Bienal de Cerveira, este é já o quarto ano de reconhecimento da APOM. Em 2019 foi distinguido com o prémio “Melhor Museu Português”, em 2020 foi reconhecido nas categorias “Comunicação Online” e “Projeto de Educação e Mediação Cultural” e em 2021 os prémios foram nas áreas “Aplicação e Gestão Multimédia” e “Fotografia do Património”.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "A RATOEIRA"

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos 5 bilhetes duplos para a sessão de dia 16 de outubro (quinta-feira), às 21h00, no Centro Cultural Malaposta.

Passatempo

Ganhe convites para o concerto "Paisagens Marítimas"

Em parceria com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o espetáculo "Paisagens Marítimas", que se realiza no próximo dia 10 de outubro (sexta-feira) às 21h30.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores.

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "JANTAR DE IDIOTAS"

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos 5 bilhetes duplos para a sessão de dia 12 de outubro (domingo), às 21h00, no Coliseu Porto Ageas.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
113,567,974