"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Turbo Junk I.E. e Billy Roisz juntam-se ao programa Stereo

Novos nomes no programa Stereo: Turbo Junk I.E. em concerto; Billy Roisz numa sessão especial; Miúcha e Clã em filme.

Novos nomes do programa Stereo: reunião e concerto da banda vila-condense Turbo Junk I.E.; sessão especial com a cineasta experimental austríaca Billy Roisz; filme dedicado à voz da bossa nova, Miúcha; documentário sobre a banda portuguesa, também de origem local, Clã.

Será uma das sessões especiais e irrepetíveis do 31º Curta Vila do Conde, o reencontro dos vila-condenses TURBO JUNK I.E.. A propósito de Maquete’92, filme realizado por Paulo Pinto e exibido em antestreia no festival, a banda vilacondense volta a reunir-se em palco no dia 10 de julho, pelas 23h30, no Teatro Municipal. O programa será ainda acompanhado por uma exposição-instalação da autoria Cesário Alves – fotógrafo que acompanhou a banda à época do seu surgimento e crescimento na cena nacional. 

Novidade no programa Stereo é ainda o programa especial dedicado à  realizadora austríaca Billy Roisz, com apresentação do designer e artista Miguel Carvalhais. Cineasta experimental, Roisz demonstra uma notável capacidade para traduzir música experimental em imagens da memória visual, revelando ligações à arte minimal e arte conceptual. Especializou-se no vídeo de feedback e na interação entre vídeo e som, utilizando monitores, câmaras, mesas de mistura de vídeo, um vídeo-sintetizador DYI, um computador, uma guitarra-baixo e gira-discos para gerar vídeo e som. Esta sessão será realizada em parceria com o festival Waking Life, a decorrer em Junho, no Crato.

À semelhança do que aconteceu nas últimas edições, a Solar – Galeria de Arte Cinemática receberá cinema ao ar livre com uma programação que incluirá, também, documentários de música. Na edição 2023 do Curtas serão exibidos Na Sombra II, a segunda parte de um documentário que Joana X realizou com os Clã em torno do processo de criação de Véspera, o disco mais recente da banda. Esta segunda parte foca-se na forma como a banda enfrenta os desafios impostos pela pandemia, em plena fase de conclusão e lançamento de álbum. 

Integrado na secção Stereo, com exibição agendada para o Teatro Municipal de Vila do Conde, está também o filme Miúcha, A Voz da Bossa Nova. O filme de Liliane Mutti e Daniel Zarvos reconta a história da cantora brasileira, muitas vezes reduzida a irmã de Chico Buarque e mulher de João Gilberto. Tendo como ponto arquivos pessoais da cantora (fotografias, cartas, aguarelas e gravações áudio) é um documento sobre o seu lugar no movimento bossa nova, mas sobre as dificuldades e custos pessoais que enfrentou para construir uma carreira a solo. 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "UMA VIDA NO TEATRO"

Em parceria com o Teatro Aberto, assinalamos o Dia Mundial do Teatro com a oferta de convites duplos para a nova produção, de David Mamet, com encenação de Cleia Almeida. Os convites serão válidos para a sessão de dia 29 de março (sexta-feira) às 21h30. Participe e... boa sorte!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "A MINHA FADA TRAQUINA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos Convites Família (3 bilhetes por convite) para a antestreia de uma divertida animação sobre o poder da amizade!  As sessões de antestreia terão lugar no dia 30 de março (sábado) às 10h30, nos cinemas Alegro Sintra, Mira Maia e Espaço Guimarães. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
89,938,257