"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Artes à Vila volta à Batalha com “novo fôlego” e David Fonseca nas Capelas Imperfeitas

Dez concertos de música tradicional e emergente portuguesa marcam “um novo fôlego” do festival Artes à Vila, que se realiza na Batalha, no distrito de Leiria, de 23 a 25 de junho, anunciou a organização.

Entre as últimas confirmações anunciadas, está um espetáculo de David Fonseca nas Capelas Imperfeitas do Mosteiro da Batalha. No segundo dia do festival, o músico atua a solo, num registo “seguramente íntimo com o público presente”.

“Temos indicação de que apresentará novidades para o espaço, preparadas para o festival”, disse à agência Lusa Eduardo Jordão, diretor do Artes à Vila.

A organização, que tinha já avançado os nomes de Filipe Sambado, Pedro Jóia, Meta, Henrique Fraga, BatalhaJazz com GeraJazz e um encontro especial entre o cante, o fado de Lisboa e a canção de Coimbra, hoje juntou ao cartaz David Fonseca, Luca Argel, Cristina Clara e Sfistikated.

“Há um novo fôlego”, admitiu Eduardo Jordão, sublinhando que Artes à Vila continua, pelo sexto ano, a contribuir “para a democratização do acesso à cultura” - as entradas são livres -, “trazendo para primeiro plano a música portuguesa”.

O organizador, que é também músico, encara o festival da Batalha como “fundamental na circulação da criação artística portuguesa”, porque “há uma dificuldade enorme dos artistas circularem e conseguirem fazer uma tournée em Portugal”.

Com mais um palco do que nas edições recentes, o festival continua a ter o Mosteiro da Batalha como cenário privilegiado de um conjunto de concertos que vão desde artistas consagrados, como Pedro Jóia ou David Fonseca, a valores emergentes, casos de Meta, Filipe Sambado ou Luca Argel, num leque musical que se estende da tradição às estéticas mais atuais.

Pela primeira vez, o Artes à Vila terá duas residências artísticas. Uma é dedicada à fotografia, retratando o quotidiano da aldeia de Lagoa Ruiva, na freguesia de São Mamede - o resultado será apresentado durante o festival. Outra é na área do jazz, “para desmistificar junto dos mais jovens o que é o ensino do jazz e a música improvisada”.

O programa inclui ainda ioga para crianças nas Capelas Imperfeitas, visitas às gárgulas do Mosteiro da Batalha, circo contemporâneo “Carmim” e um momento especial a encerrar.

“Vamos ter num só espetáculo, num local que é Património da Humanidade, o cruzamento do nosso património imaterial, que não é só o fado [de Lisboa], mas também a canção de Coimbra e cante alentejano”, explicou o diretor.

Com encenação do ator Tobias Monteiro, essa produção combinará os três estilos musicais e, destacou Eduardo Jordão, simbolicamente servirá como “celebração dos 40 anos de inserção do património edificado, o Mosteiro e as Capelas, na lista da UNESCO”.

“Será um encerramento digno daquilo que é a nossa essência enquanto festival Artes à Vila, dedicado à música popular e tradicional, ao cruzamento entre os artistas emergentes e consagrados e esta fusão da música tradicional com a música contemporânea”, concluiu.

A programação musical compreende no dia 23 de junho concertos de Luca Argel, Cristina Clara e Henrique Fraga. No dia 24 atuam David Fonseca, Filipe Sambado, Meta e Sfistikated.

A fechar, no dia 25 de junho, há espetáculos de Pedro Jóia, BatalhaJazz convida GeraJazz e “O fado, a Canção e o Cante”.


Fonte: Lusa | 31 de maio de 2023
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

"A GRANDE VIAGEM 2: ENTREGA ESPECIAL"

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para as antestreias agendadas para 21 de abril (domingo) às 11h00, em Gaia e Lisboa. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados!

Passatempo

Ganhe convites duplos para o ciclo de cinema da ANIMar 19

Em parceria com a Solar - Galeria de Arte Cinemática, oferecemos convites duplos para as próximas sessões de cinema da ANIMar 19 no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde serão exibidos os filmes "Pesca do Bacalhau", "Å Seile Sin Egen SJØ (Vida Costeira)", "A Extraordinária Aventura do Zéca" e "Até Amanhã, Mário".

Visitas
90,875,795