"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Notícias

Joana Alegre lança novo single "Ciclotímica"

Joana Alegre lançou o novo single ‘Ciclotímica', uma luminosa canção de baroque pop na qual a cantora e compositora faz uma fusão com a eletrónica mais contemporânea.

© Pedro Ivan

O tema antecede o próximo álbum de originais da artista, “Luas”, com lançamento previsto para o início de 2024. Por definição, ciclotimia é um transtorno de humor em que a pessoa experimenta momentos súbitos de depressão ou euforia e um espírito aberto, sociável e expansivo. 

“'Ciclotímica’ começou por ser uma palavra estranha no meio de uma conversa e, da impressão que deixou, o palavrão virou refrão. É que vistos de perto, somos todos um pouco loucos. Saber e aceitar isso com graça é sem dúvida um dos segredos para uma vida mais saudável. Cantar e dançar, também!”, afirma Joana Alegre. “Lembrei-me do exemplo de tantas mulheres brilhantes que ao longo de séculos foram incompreendidas, vistas como loucas, e até marginalizadas e reduzidas a diagnósticos. Inspirei-me numa estética Queirosiana/Fitzgeraldiana e, por causa do meu próprio assobio, imaginei um piano a la Tori Amos, como no tema ‘Cornflake Girl’, chamei o Vicente Palma e, juntamente com o baixo do Choro e a sua produção, a canção ganhou a direção que pretendia”, completa a artista.

Com música e letra da sua autoria, produção de Choro e Vicente Palma no piano, ‘Ciclotímica’ sucede a ‘Nó’, faixas que antecipam “Luas”, o terceiro disco no percurso artístico de Joana Alegre. Esta será uma nova era na carreira da cantora e compositora e uma fase de afirmação da sua persona artística. “Luas“ é descrito pela própria como "um álbum mais feminino e selvagem, visceral, sem preocupações de encaixe normativo e que explora a consolidação de uma sonoridade baroque pop mais eletrónica". 

Até à edição do novo álbum, Joana Alegre irá editar diversos singles, acompanhados por vídeos realizados pela dupla Pedro Ivan e Luís Água. As coreografias e direção de movimento estão a cargo de Carlota Rodrigues e guarda roupa da estilista Nata Ryzh.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o filme "O Jacaré"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para assistir ao filme "O Jacaré", de Basil da Cunha. Uma sessão integrada no ciclo Take 1, com curadoria da Nitrato Filmes. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "Pizza Man"

Em parceria com a Yellow Star Company oferecemos convites duplos para a sessão de dia 30 de setembro, às 21h, no Coliseu Porto Ageas. Com Eduardo Madeira, Liliana Santos e Núria Madruga, "Pizza Man" é um espetáculo de ritmo acelerado que mistura frustração, desejo, exagero e muito humor, numa noite que começa com pizza… e acaba fora de controlo.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
134,321,108