"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

"Exercícios e Linguagens" é o novo livro de poesia do angolano João Melo

Mais conhecido em Portugal pelos livros de contos editados pela Caminho, João Melo faz parte de um grupo de poetas angolanos revelados editorialmente na década de 80 e que, de acordo com o professor de Letras de Coimbra e crítico literário Pires Laranjeira, há muito merecem ser conhecidos do público português.

O poeta angolano e também crítico literário David Mestre considera-o “um nome incontornável” da poesia angolana pós-independência.

A crítica literária em geral realça o compromisso político-social, quando muito a colocação de João Melo na complexa e tensa questão identitária angolana. Indo por aí, porém, não considera o que há na sua poesia de trabalho literário, ou faz uma referência breve à sua consciência poética. É importante notar a importância que teve para este autor o conhecimento de outra poesia, como a de João Cabral, Daniel Filipe, Alexandre O’Neill ou Gastão Cruz, apenas para dar esses exemplos. Essas referências e outras declarações do autor («a técnica é fundamental. Isso vai do trabalho linguístico à estrutura») vieram confirmar a preocupação com o fazer literário, a precisão, a concretude, a busca da nudez verbal que o afastou de uma certa tendência para o discursivismo. […] É desse inconformismo, da sua componente estética, voltado também sobre as próprias criações anteriores, que se faz este quinto e último volume antológico da sua poesia produzida entre 1970-2020.

Francisco Soares

João Melo nasceu em 1955, em Luanda (Angola), onde fez os estudos primários e secundários. Estudou Direito em Coimbra (Portugal) e em Luanda (Angola), licenciou-se em Jornalismo em Niterói (Brasil) e fez o mestrado em Comunicação em Cultura no Rio de Janeiro (Brasil). É membro fundador da União de Escritores Angolanos e da Academia Angolana de Letras e Ciências Sociais. Desde 2020, dedica-se em exclusivo à escrita, dividindo o seu tempo entre Angola, Portugal e EUA. Publicou até agora 23 livros, entre poesia, contos, ensaios e um romance. Alguns deles, além de lançados em Angola, Portugal e Brasil, foram publicados nos EUA, Cuba e Itália. Tem poemas traduzidos para inglês e francês, publicados em sites e revistas literárias internacionais. Em 2009, foi-lhe atribuído o Prémio Nacional de Cultura e Artes de Angola, categoria de literatura.

Ficha do Livro: 
Título: Exercícios e Linguagens 
Nº págs: 144
ISBN: 9789722132206
PVP C/ IVA: 16,90€
LeYa | Editorial Caminho 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites duplos para o espetáculo "City of Glass"

Em parceira com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o concerto de Daniel Bernardes Trio & Coro Ricercare que terá lugar no próximo dia 2 de março (sábado), às 21h30. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "NO WAY UP - SEM SAÍDA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia de um inquietante thriller, NO WAY UP - SEM SAÍDA, sobre luta pela sobrevivência depois da queda de um avião no Oceano Pacífico. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
88,965,074