"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Pedro Sena-Lino ministra um curso completo de escrita criativa

Criative-se promete abolir o terror da página em branco. 

Com mais de vinte anos de experiência, milhares de alunos e outros livros dedicados ao tema, Pedro Sena-Lino apresenta agora Criative-se – Curso completo de escrita criativa. Com uma sólida base teórica e de carácter prático, este é um livro que bebe dos anteriores e os completa, tornando-se num guia definitivo para todos os que têm ideias e histórias imaginadas, mas ainda não sabem como passá-las para o papel. Publicado pela Ideias de Ler.

Organizado em três grandes capítulos, este manual começa por apresentar vinte ferramentas para (re)começar a escrever, divididas em três categorias: disparadores, puxadores e desembrulhadores de texto. O segundo capítulo contempla uma oficina de construção de personagens, com sete estratégias de desenvolvimento das mesmas. O terceiro e último ajuda os aspirantes a escritores a encontrarem técnicas para fugirem aos bloqueios que surgem nas diferentes fases da escrita.

SOBRE O LIVRO

Criative-se
Queres escrever mas a cabeça não se abre. É um corredor escuro, um túnel, saem as frases do costume, enferrujadas.
Onde ficou o fogo da paixão, nas palavras, na vida, a surpresa?
Escreve-te. Começa a refazer a vida palavra a palavra, com as mãos a desenharem o texto – a escrever-te de novo.
Um manual com vinte anos de experiência, testado em centenas de cursos por milhares de mãos. Espera agora por ti, revisto e aumentado.
Um guia cativante que ajudará a libertar das amarras da criatividade a escrita que há dentro de si.
Inclui:
• ferramentas para re(começar) a escrever;
• estratégias de desenvolvimento das personagens;
• técnicas para desbloquear;
• exemplos literários;
• textos ilustrativos de alunos;
• exercícios eficazes e testados por quem já os realizou. 

Título: Criative-se
Autor: Pedro Sena-Lino
Páginas: 280
PVP: 19,99€

Ver primeiras páginas  

SOBRE O AUTOR

Pedro Sena-Lino
Pedro Sena-Lino nasceu em 1977, em Lisboa.
Já teve várias vidas, mas em todas foi sempre escritor. A poesia encontrou-o em seis livros, jogou à ficção em dois romances, trovadorou letras de música; publicou cinco livros para crianças, concebeu vários manuais de escrita criativa e de português para estrangeiros.
Desde 2017 que se tem focado na investigação e escrita de biografias, tendo publicado em 2020 De Quase Nada a Quase Rei, biografia de Sebastião José de Carvalho e Melo.
Trabalha agora noutra biografia e num romance.
Formou-se em Estudos Portugueses e doutorou-se, em 2013, em Literatura do século XVII, com uma tese sobre as cartas de Feliciana de Milão. A sua investigação centra-se na correspondência dos séculos XVII e XVIII.
É professor assistente na Universidade de Gante e Mâitre de Langues na Universidade Católica de Louvain-la-Neuve (ambas na bela Bélgica). Mora em Bruxelas porque gosta de cidades secretas.
Em 2005, depois de vários anos a ministrar cursos de escrita criativa, fundou a Companhia do Eu; aqui a sua visão particular da escrita criativa e a sua interação com outras artes fez desenvolver os projetos de milhares de pessoas, quer em Lisboa quer no Porto. O livro que tem em mãos nasce de milhares de horas de cursos de escrita criativa, para que agora possam ajudá-la/o a si num único objetivo: criativar-se! 
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites duplos para o espetáculo "City of Glass"

Em parceira com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o concerto de Daniel Bernardes Trio & Coro Ricercare que terá lugar no próximo dia 2 de março (sábado), às 21h30. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "NO WAY UP - SEM SAÍDA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia de um inquietante thriller, NO WAY UP - SEM SAÍDA, sobre luta pela sobrevivência depois da queda de um avião no Oceano Pacífico. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
88,964,568