"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Um poderoso testemunho de coragem e esperança chega a Portugal

Uma história de superação, fé e sobrevivência, A Ruiva de Auschwitz mostra-nos como Rosie Greenstein, uma judia de cabelos ruivos que em 1944 foi levada para o campo de extermínio de Auschwitz, conseguiu fintar a morte, superou os horrores do Holocausto e venceu o ódio através do amor, da esperança e da resiliência.

Uma história verídica que, sete décadas depois, nos é contada por uma das suas netas, Nechama Birnbaum, num exercício de reconstituição notável na primeira pessoa que parece ter sido escrito pela própria biografada. Um êxito internacional, com traduções publicadas em vários países desde que foi publicado pela primeira vez, em 2021, A Ruiva de Auschwitz prepara-se para conquistar Portugal, numa edição Guerra e Paz traduzida por José Biscaia, que está, desde já, disponível em pré-venda no site da editora e que chegará à rede livreira nacional dia 27 de junho de 2023.

«A minha avó sempre sonhou partilhar a sua história, e este sonho foi finalmente realizado quando já tinha 95 anos.» Nechama Birnbaum cumpriu o desejo da «avó ruiva», Rosie Greenstein, de contar em livro as memórias do inferno de Auschwitz. A acompanhar o livro A Ruiva de Auschwitz, encontramos um postal ilustrado no qual Nechama se dirige directamente aos leitores: «Obrigada por garantirem que a sua história se mantém viva. A minha avó mandar-vos-ia muito amor e gratidão por lerem o seu livro, mas como já não se encontra entre nós, envia-os através de mim. Obrigada, obrigada, obrigada. Com muito amor, Nechama Birnbaum.»

Este amor tornou-se na estrela-guia de Rosie durante a jornada de terror que viveu no Holocasuto e que agora também nos guia neste empolgante e inspirador livro que se lê como um romance. Mas que história nos conta esta corajosa ruiva pela voz da sua neta? Rosie sempre ouviu dizer que o seu cabelo ruivo era uma maldição, mas nunca acreditou nisso. Uma jovem cheia de sonhos, não podia imaginar que a sua vida estava prestes a sofrer uma reviravolta tremenda quando, em 1944, é forçada a abandonar a sua casa e enviada para o mais abominável dos lugares: o campo de morte de Auschwitz.

Ao chegar, rapam-lhe o seu lindo cabelo. Cercada pela desesperança, percebe que a única coisa que os nazis não lhe podem tirar é a capacidade de resistência do seu espírito ruivo. Quando todos à sua volta se convencem da iminência da morte, Rosie continua determinada em voltar para casa. E assim o fez. 

Uma obra poderosa, que nos leva a acompanhar a vida de Rosie desde o animado clima familiar da sua juventude até à invasão alemã da Hungria, guetização, deportação, chegada a Auschwitz e luta diária pela sobrevivência, A Ruiva de Auschwitz promete marcar os leitores pela capacidade que a autora teve de vestir a pele da biografada. Segundo Michael Nerenbaum, «a neta de Rosie Greenstein apreendeu e aproximou-se tanto da experiência da sua avó que conseguiu escrever com a voz dela». Acrescenta o professor de Estudos Judaicos que este livro impressiona ainda pela inteligência com que Rosie lutou pela vida. «Ninguém sobreviveu a Auschwitz sem sorte, mas Rosie é capaz de descrever as muitas formas como fintou a morte através da sabedoria, da determinação e de uma vontade férrea.»

Um livro indispensável para manter viva a História, para que ela não se repita, A Ruiva de Auschwitz é uma edição Guerra e Paz.

A Ruiva de Auschwitz
Nechama Birnbaum
Não-Ficção / Memórias 
280 páginas · 15x23 · 18 €

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites duplos para o espetáculo "City of Glass"

Em parceira com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o concerto de Daniel Bernardes Trio & Coro Ricercare que terá lugar no próximo dia 2 de março (sábado), às 21h30. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "NO WAY UP - SEM SAÍDA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia de um inquietante thriller, NO WAY UP - SEM SAÍDA, sobre luta pela sobrevivência depois da queda de um avião no Oceano Pacífico. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
88,964,557