"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

O desejo como única certeza

Perder-se é o novo título da Nobel Annie Ernaux no catálogo da Livros do Brasil. Pela primeira vez é publicado em Portugal o diário dos tempos em que a autora vivia o caso proibido narrado em Uma Paixão Simples. 

O ritual de telefonar, informando que apareceria em tal dia. O amor, a entrega física, que poderia demorar uma manhã, talvez uma tarde inteira, mas nunca uma noite. Ele era «o amante das sombras». Escrever este diário foi a maneira de Annie Ernaux suportar a espera, mas também de redobrar o prazer de tais encontros, registando as palavras e os gestos eróticos. Essa precaridade contínua constitui a beleza de toda esta história, confessa a própria em Perder-se. No final dos anos 80, a Europa e o mundo sofreram mudanças profundas. Porém, a autora sentia-se estagnada e impotente, figurante da sua própria vida. A tradução deste testemunho até agora inédito no mercado português é de Tânia Ganho.

O livro já se encontra em pré-venda e estará disponível nas livrarias a 29 de junho de 2023.

«Apercebi-me de que existia nestas páginas uma “verdade” distinta da contida em Uma Paixão Simples. Algo cru e negro, sem salvação, uma espécie de oblação. Pensei que também isso devia ser trazido à luz do dia.»
Annie Ernaux 

SOBRE O LIVRO

Perder-se
Perder-se revela o diário íntimo mantido por Annie Ernaux durante o ano e meio em que viveu uma relação intensa e secreta com um diplomata russo, mais jovem, casado, que a deixou à beira da obsessão. Conhecem-se em setembro de 1988. Annie está divorciada, tem dois filhos crescidos, mora nos arredores de Paris e acaba de fazer quarenta e oito anos. Sem conseguir trabalhar num novo livro e desempenhando automaticamente as tarefas banais do dia a dia, é a expectativa da visita daquele homem que lhe ocupa os pensamentos. Quando tudo acaba, sem um gesto de despedida, restam-lhe os sonhos – e a escrita. Esta é a relação retratada em Uma Paixão Simples, aqui exposta através de apontamentos mais imediatos e sem artifícios, que põem a nu toda a vulnerabilidade de uma mulher perdida de amor e de desejo.

Ver primeiras páginas  

Título: Perder-se
Autor: Annie Ernaux
Tradução: Tânia Ganho
Páginas: 272
PVP: 17,75€
Coleção: Dois Mundos 

CRÍTICA DE IMPRENSA

«Uma Paixão Simples foi uma memória inteligentemente talhada; Perder-se é uma grande porção da sua vida e a versão mais interessante do caso. (...) Suspeito que este livro virá a tornar-se uma espécie de totem para amantes: um manual para os ajudar a encontrar o seu centro quando, tal como Ernaux, se perdem de amor.»
The Guardian 

SOBRE A AUTORA

Annie Ernaux
Annie Ernaux nasceu em Lillebonne, na Normandia, em 1940, e estudou nas universidades de Rouen e de Bordéus, sendo formada em Letras Modernas. É atualmente uma das vozes mais importantes da literatura francesa, destacando-se por uma escrita onde se fundem a autobiografia e a sociologia, a memória e a história dos eventos recentes. Galardoada com o Prémio de Língua Francesa (2008), o Prémio Marguerite Yourcenar (2017), o Prémio Formentor de las Letras (2019) e o Prémio Prince Pierre do Mónaco (2021) pelo conjunto da sua obra, destacam-se os seus livros Um Lugar ao Sol (1984), vencedor do Prémio Renaudot, e Os Anos (2008), vencedor do Prémio Marguerite Duras e finalista do Prémio Man Booker Internacional. Em 2022, Annie Ernaux foi distinguida com o Prémio Nobel de Literatura. 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites duplos para o espetáculo "City of Glass"

Em parceira com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o concerto de Daniel Bernardes Trio & Coro Ricercare que terá lugar no próximo dia 2 de março (sábado), às 21h30. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "NO WAY UP - SEM SAÍDA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia de um inquietante thriller, NO WAY UP - SEM SAÍDA, sobre luta pela sobrevivência depois da queda de um avião no Oceano Pacífico. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
88,960,877