"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Publicações

Em "Ciência, Tecnologia e Sociedade" Arlindo Oliveira leva-nos ao futuro

Da inteligência artificial à computação quântica, da nanotecnologia aos carros voadores e às viagens suborbitais, eis a nova Humanidade.

«Inteligência artificial, computação quântica, nanotecnologia, robótica, fusão nuclear, carros voadores, hidrogénio, viagens suborbitais, blockchain e realidade virtual são apenas algumas das tecnologias que poderão, ou não, vir a transformar profundamente o nosso dia?a?dia.» No livro Ciência, Tecnologia e Sociedade, o professor Arlindo Oliveira fala-nos do papel que a energia, o ambiente, a astrofísica, a computação, o metaverso e a inteligência artificial terão na forma como iremos viver em sociedade. A obra, que nos leva a reflectir sobre as transformações económicas, sociais e éticas influenciadas pelo progresso científico, reúne um conjunto de crónicas mensais publicadas ao longo dos últimos cinco anos no jornal Público, as quais foram editadas, actualizadas e contextualizadas de acordo com as temáticas. Prefaciado por Pedro Guedes de Oliveira, professor de Electrónica e Telecomunicações da Universidade de Aveiro, Ciência, Tecnologia e Sociedade chega à rede livreira nacional numa edição Guerra e Paz apoiada pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores.

«Durante centenas de milhares de anos, a evolução tecnológica foi tão lenta que o futuro parecia, essencialmente, semelhante ao passado. O Iluminismo e a Revolução Industrial vieram alterar esse estado de coisas.» Hoje, ninguém espera que o futuro venha a ser parecido com o passado e Arlindo Oliveira, professor do Instituto Superior Técnico, afirma no seu novo livro, Ciência, Tecnologia e Sociedade, que a velocidade com que o mundo lida nos dias de hoje com o avanço científico e tecnológico transformou profundamente a forma como vivemos. No entanto, esse avanço está longe de estagnar e o autor sublinha a importância de preparar já a sociedade para lidar, num futuro próximo, com ainda mais possibilidades, mas também com mais «desafios e ameaças».

Todos os que estejam curiosos para saber o que aí vem encontrarão na obra um manancial de informação que ajudará até o mais desatento dos leitores a navegar a cada vez mais complexa sociedade tecnológica em que vivemos. Facto amplamente elogiado por Pedro Guedes de Oliveira no prefácio da obra. «Estas crónicas são uma excelente oportunidade para, de modo conciso e acessível, fazer pensar e reflectir».

A reflexão faz-se em 14 grandes temas que dão título aos capítulos do livro. Neles abordam-se diversas questões relacionadas com as micro, nano e biotecnologias que suportarão aquela que será, segundo Arlindo Oliveira, a «Quarta Revolução Industrial», baseada na inteligência artificial, nas telecomunicações, na robótica e na biotecnologia, mas também dilemas e paradoxos dos avanços científicos, a probabilidade do aparecimento de novas pandemias, a inteligência e a diplomacia, os novos sistemas financeiros ou a literacia tecnológica. «Num futuro não muito distante, a nossa capacidade para manipular átomos e moléculas permitir?nos?á produzir e utilizar sistemas ainda mais miniaturizados, e a nanotecnologia irá juntar?se às tecnologias existentes para mudar ainda mais a forma como interagimos com o mundo que nos rodeia.»

Embora não seja esse o objectivo principal do livro, o autor não se furta ainda a abordar políticas, particularmente quando as questões se colocam no âmbito da educação, das alterações climáticas e da legislação, sobretudo em solo europeu. Que limites terão os algoritmos? Como salvaguardar a privacidade de um mundo em rede? Que futuro para as moedas digitais? Que consequências trará a pegada digital? Questões que levantarão um importante debate em torno do nosso futuro colectivo.

Ciência, Tecnologia e Sociedade chega às livrarias de todo o país, numa edição Guerra e Paz apoiada pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores. O livro poderá ainda ser encomendado através do site oficial da editora. 

Ciência, Tecnologia e Sociedade
Não-Ficção / Ciência
224 páginas · 15×23 · 17,00 €
Guerra e Paz Editores

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites duplos para o espetáculo "City of Glass"

Em parceira com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o concerto de Daniel Bernardes Trio & Coro Ricercare que terá lugar no próximo dia 2 de março (sábado), às 21h30. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "NO WAY UP - SEM SAÍDA"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia de um inquietante thriller, NO WAY UP - SEM SAÍDA, sobre luta pela sobrevivência depois da queda de um avião no Oceano Pacífico. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
88,962,153